Dados do Observatório de Segurança Pública mostram também que nenhum crime violento foi registrado em 16 localidades
Os indicadores de criminalidade de 2020 em Goiás, apresentados pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Rodney Miranda, nesta segunda-feira (25), mostram que em 68 municípios goianos não foi registrado nenhum caso de homicídio. Já em outros 16, não há ocorrência de crime violento. Os números são do Observatório de Segurança Pública da SSP.
“Esses índices não são fáceis de serem obtidos”, disse Caiado, ao relembrar que “Goiás tinha se transformado na Disneylândia dos bandidos” em gestões anteriores.
O governador afirmou que a segurança pública no Estado é referência nacional. Ele citou, por exemplo, a redução histórica de 10,4% em todos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), alcançada no ano passado em comparação com os números de 2019. A taxa reúne as ocorrências de homicídios (-9,39%), latrocínios (-22%) e lesão corporal seguida de morte (-38,9%). A queda é a maior desde a criação do Observatório de Segurança Pública, em janeiro de 2011.
“Nossas polícias se ocuparam para que as ações conjuntas não se restringissem a prender ladrões. Elas fizeram aquilo que sempre digo: ou se faz o diagnóstico ou o tratamento é inócuo”, alegou Caiado. O governador reforçou que as questões que envolvem a criminalidade no Estado são resolvidas na raiz do problema.
Segundo o secretário Rodney Miranda, apesar da diminuição verificada, a meta da atual gestão é zerar os casos de crimes em todo o território goiano. “Vamos continuar com o trabalho nesse mesmo sentido. Desde o primeiro dia em Goiás, eu falei: não se comemora redução de crimes. Um dia, vamos comemorar o zero total”, garantiu.
Miranda também ressaltou que os números refletem a parceria existente entre Executivo, Ministério Público, Poder Judiciário, e as forças nacionais, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. “Nós temos um inimigo comum, que se chama violência”, pontuou.
Produtividade
Durante os 12 meses de 2020, foram deflagradas 20,4 mil operações, o equivalente a 55 por dia; e realizadas mais de 25 mil prisões em flagrante e 1,3 milhão de abordagens policiais. As ações resultaram na apreensão de mais de 56 toneladas de drogas, uma média de 153 quilos a cada 24 horas. As forças de segurança ainda apreenderam 6,2 mil armas de fogo, cerca de 500 por mês. “Trabalhamos como nunca”, enfatizou o secretário.
A atuação das equipes tem ainda contribuído para romper o ciclo da impunidade. No ano passado, 60,34% dos inquéritos policiais instaurados tiveram a autoria definida. Além disso, foram emitidos 58.661 laudos de criminalística e concluídos 47.885 relacionados à medicina legal.
Lista de municípios que não registraram ocorrência de homicídio doloso, homicídio tentado, latrocínio consumado e roubo consumado em 2020:
Água Limpa; Amorinópolis; Anhanguera; Cachoeira de Goiás; Guarinos; Heitoraí; Ivolândia; Jaupaci; Lagoa Santa; Montividiu do Norte; Nova Aurora; Nova Iguaçu de Goiás; Palestina de Goiás; Santa Rita do Novo Destino; Santa Rosa de Goiás; São Patrício.
Lista dos municípios sem casos de homicídio em 2020:
Água Limpa; Aloândia; Amorinópolis; Anhanguera; Aparecida do Rio Doce; Aporé; Aurilândia; Avelinópolis; Barro Alto; Buritinópolis; Cachoeira Alta; Cachoeira de Goiás; Campestre de Goiás, Castelândia; Cezarina; Córrego do Ouro; Damianópolis; Damolândia; Divinópolis; Divinópolis de Goiás; Estrela do Norte; Fazenda Nova; Formoso; Goiandira; Guaraíta; Guarinos; Heitoraí; Hidrolina; Ipiranga de Goiás; Israelândia; Itajá; Itauçu; Ivolândia; Jaupaci; Jesúpolis; Lagoa Santa; Mairipotaba; Mimoso de Goiás; Moiporá; Monte Alegre de Goiás; Montividiu do Norte; Morro Agudo de Goiás; Mossâmedes; Nova América; Nova Aurora; Nova Iguaçu de Goiás; Ouvidor; Palestina de Goiás; Palmelo; Panamá; Piranhas; Rubiataba; Sanclerlândia; Santa Cruz de Goiás; Santa Isabel; Santa Rita do Novo Destino; Santa Rosa de Goiás; Santo Antônio da Barra; São Domingos; São João da Paraúna; Serranópolis; Sítio D”Abadia; Três Ranchos; Trombas; Turvelândia; Uirapuru; Vicentinópolis; Vila Propício.