Governador de Goiás avalia que a medida é “um convite para o crime organizado”
O governador Ronaldo Caiado (UB) se posicionou contra a PEC da Blindagem, que tramita na Câmara dos Deputados. Para ele, a medida é “um convite para o crime organizado” entrar na política pela “porta da frente”, através do voto nas urnas.
“A PEC da Blindagem, se for mesmo aprovada, representa o divórcio do Congresso Nacional com o povo brasileiro e terá consequências nefastas para a política nacional. Ela é um convite para o crime organizado entrar no Congresso pela porta da frente, disputando voto nas urnas, para proteger os chefes das facções do alcance da justiça. Espero que o Senado corrija o erro da Câmara e rejeite a proposta”, declarou Ronaldo Caiado em suas redes sociais.
PEC da Blindagem
A PEC da Blindagem é uma proposta que restringe a prisão em flagrante de parlamentares e prevê a necessidade de permissão do Poder Legislativo para abertura de ações penais.
Conforme o texto, o Poder Legislativo teria o período máximo de 90 dias para analisar pedidos de prisões e a abertura de processos criminais.
A matéria foi aprovada em segunda votação na Câmara com 344 votos favoráveis e 133 contra. O texto agora segue para o Senado.