Abrigo para idosos é alvo de operação da Polícia Civil por suspeita de maus-tratos

A PCGO informa que seguirá acompanhando o caso e adotará todas as medidas legais necessárias, com foco na responsabilização dos envolvidos – (Foto: Reprodução)

Denúncia também aponta más condições de higiene, superlotação, negligência e possível cárcere privado

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) – 1ª DRP, em ação integrada com diversos órgãos estaduais e municipais – Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na tarde da última segunda-feira (15/12), a continuidade da Operação Visita Inesperada, em uma instituição de longa permanência para idosos, em Goiânia.

A ação é resultado de denúncia anônima apurada pela PCGO no mês de novembro que apontava uma série de irregularidades no funcionamento da instituição. Entre as notícias apócrifas, estavam as más condições de higiene, superlotação, indícios de maus-tratos, negligência, possível cárcere privado, falta de profissionais capacitados e oferta de alimentos vencidos ou em condições inadequadas aos idosos residentes.

Diante da gravidade das informações, os órgãos que integram a rede de proteção à pessoa idosa articularam atuação conjunta para averiguação in loco e adoção das medidas legais cabíveis. Durante a inspeção, a Vigilância Sanitária de Goiânia constatou condições insalubres e incompatíveis com o acolhimento de pessoas idosas, determinando a interdição imediata da instituição, além da lavratura das notificações administrativas.

As Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde acompanharam a operação para avaliação da situação dos idosos e definição dos encaminhamentos necessários, garantindo a continuidade do cuidado e a preservação dos direitos fundamentais dos residentes.

A PCGO informa que seguirá acompanhando o caso e adotará todas as medidas legais necessárias, com foco na responsabilização dos envolvidos e na proteção integral da pessoa idosa, conforme estabelece o Estatuto do Idoso.

Total
0
Shares
Related Posts