Comunidade volta a frequentar coreto histórico, praças Joaquim Lúcio, da Matriz e do Ginásio de Esportes e Parque Campinha das Flores, espaços públicos revitalizados recentemente
O bairro de Campinas, que completou 215 anos neste mês de julho, recebeu várias ações de zeladoria da prefeitura de Goiânia nos últimos dias.
Na Praça Joaquim Lúcio, os jardins e os equipamentos públicos foram revitalizados pela prefeitura, assim com o histórico coreto que, depois de anos, voltou a ser ponto cultural e de encontro da comunidade. A Praça da Matriz também passou por revitalização.
O Parque Campininha das Flores, um dos principais pontos de lazer das famílias campineiras, e a Praça do Ginásio de Esportes, foram revitalizados, além de melhorias em outras praças e ruas.
Assim, esses locais voltaram a ser frequentados por moradores, comerciantes, trabalhadores e visitantes do bairro com segurança, conforto e bem-estar.
Monitoramento e trânsito
Outra inicitiva importante é o investimento da prefeitura de Goiânia em monitoramento por câmeras e ações integradas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para reforçar a segurança em Campinas e em toda a cidade.
Mudanças no trânsito estão em andamento, incluindo a criação do corredor exclusivo na Avenida 24 de Outubro e a implantação da onda verde para melhorar a fluidez do trânsito.
Comunidade
“A gente não conseguia transitar por aqui pela quantidade de usuários de drogas, pelo mato alto e sujeira do parque”, destacou a dona de casa Eliane Gomes Borges, moradora da região há mais de 30 anos, ao falar sobre a revitalização do Parque Campininha das Flores. “Agora, o parque está mais bem-cuidado, a gente vê sempre uma viatura da Polícia Militar ou da GCM e a iluminação também foi trocada”, declarou.
Outra morada, Renata Santos, deu sua opinião sobre a Praça da Matriz. “Tudo está florido, o que inspira alegria e acolhe bem quem costuma passear no local”.
“Está tudo muito bonito, espero que o cuidado continue”, elogiou dona Irene da Cunha Ferreira, moradora de Itaguaru, ao passear pela Praça Joaquim Lúcio.
Avenida 24 de Outubro
A prefeitura de Goiânia fez mudanças na sinalização da Avenida 24 de Outubro, na noite desta quarta-feira (23/7). A via, que operava em sentido duplo, passa a ter mão única no trecho entre a Avenida Anhanguera e a Rua P-25, em Campinas, funcionando em sistema binário com a Avenida Perimetral.
Isso significa que, enquanto a 24 de Outubro terá sentido único em direção à Rua P-25, a Perimetral fará o trajeto no sentido contrário, organizando o fluxo de veículos de forma paralela e complementar.
Com 3,8 km de extensão, a via está sendo transformada para proporcionar mais organização ao tráfego, criação de novas vagas de estacionamento, acessibilidade e modernização viária em uma das áreas mais tradicionais de compras da capital.
Resgate de compromisso
A prefeitura de Goiânia destaca que essas ações resgatam o compromisso em promover a revitalização e o desenvolvimento de Campinas, hoje bairro, mas que já foi uma cidade que desempenhou papel crucial no projeto de modernização e expansão da nova capital, tornando-se um dos pilares para o desenvolvimento de Goiânia.