Parlamentar declara que falta transparência nos gastos dos recursos para combater o coronavírus
Declaração dada pelo deputado federal José Nelto (Podemos) a um blog de notícias de Goiânia causou revolta nos prefeitos goianos e foi motivo de uma nota pública de repúdio publicada hoje pela Associação Goiana dos Municípios (AGM) e assinada pelo presidente da Entidade, Paulo Sérgio de Rezende (PSDB), o Paulinho, que também é prefeito de Hidrolândia.
O parlamentar denunciou falta de transparência nos gastos das prefeituras dos recursos que os municípios estão recebendo do governo federal para o enfrentamento da pandemia de coronavírus no Brasil (Covid-19).
“Estão liberando dinheiro a rodo para os prefeitos sem fiscalização. Os prefeitos têm que apresentar notas fiscais, a população tem que começar a cobrar. A transparência não está acontecendo.”
Paulo Sérgio de Rezende disse que “a afirmação do parlamentar atingiu a todos os prefeitos goianos, indistintamente, colocando todos eles sob suspeição, o que não é justo e nem condizente com a verdade”.
Na nota, o prefeito diz ainda que os municípios enfrentam extrema dificuldade e que não é hora para demagogia. “O momento, acima de tudo, é de trabalho e de união de todos. Não para se praticar demagogias de forma irresponsável”
Veja a íntegra da nota da AGM:
À respeito da notícia veiculada pelo site 24 Horas com o título ”Deputado Zé Nelto denuncia que prefeitos goianos estão gastando recursos federais sem transparência” a Associação Goiana de Municípios (AGM), através de Nota Oficial, vem a público repudiar a atitude do parlamentar e, ao mesmo tempo, contestar tais afirmações levianas e feitas sem nenhum embasamento. Prova disso é que ele não citou nenhum caso específico de possíveis irregularidades concretas. Caso isso fosse verdadeiro, qualquer cidadão e o próprio deputado teria a obrigação de denunciar o caso a justiça. Vale lembrar que o Ministério Público já promove rigorosa fiscalização continua junto as administrações municipais. A AGM não pactua com nenhuma prática que não esteja de acordo com a lei. A afirmação do parlamentar atingiu a todos os prefeitos goianos, indistintamente, colocando todos eles sob suspeição, o que não é justo e nem condizente com a verdade. O momento é de extrema dificuldade para todos os gestores e os prefeitos no momento se esforçam na luta pelo combate a essa pandemia. O momento, acima de tudo é de trabalho e de união de todos. Não para se praticar demagogias de forma irresponsável. Aliás, fato que não deve ocorrer nunca, principalmente por aqueles que representam a sociedade.
Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho)
Presidente da AGM
Goiânia, 14 de abril de 2020
G365 ([email protected])