Reportagem coloca o governador goiano como figura central nas discussões políticas nacionais
Ao se lançar antecipadamente na corrida presidencial, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) busca se consolidar como líder de uma ampla frente política disposta a desafiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. O alinhamento de Caiado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o coloca como figura central nas discussões políticas sobre a disputa eleitoral.
A Revista Veja desta semana abordou, em reportagem assinada pelos jornalistas Victoria Bechara e Bruno Caniato, a trajetória política de Caiado. Ao todo, são 35 anos de uma história que começou na disputa pela presidência da República, em 1989, com passagem pela Câmara Federal, Senado até a gestão com alta popularidade no Governo de Goiás. Esse foi o perfil traçado do “primeiro desafiante” do presidente Lula no processo eleitoral, como mostra a reportagem.
A aprovação de 81% em sua gestão, conforme aponta o instituto Paraná Pesquisas, o credencia para a disputa. “O Brasil precisa saber de que maneira vai enfrentar o narcotráfico. Vai se acomodar, como hoje se faz, ou teremos medidas capazes de libertar o Brasil das facções? Até agora foram apenas medidas paliativas”, disse caiado na entrevista.
A reportagem aborda ainda o alinhamento político de Caiado com Jair Bolsonaro, mesmo após desentendimentos durante o período mais crítico da pandemia, situação já superada. Equilibrado entre os direitistas mais radicais e os mais alinhados ao “centro”, a meta de Caiado é manter o fôlego para seguir na maratona eleitoral no posto de liderança da oposição ao governo petista.