Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei que autoriza o Governo a firmar convênio entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e a Emater-GO para o abastecimento e fornecimento de produtos da agricultura familiar de gêneros alimentícios diversificados, produzidos localmente para a merenda escolar de toda rede de ensino público estadual, nos moldes da Lei Federal N° 11.947/ 2009 e da Lei Estadual N° 19.767/2017.
De acordo com a propositura, assinada pelo deputado Amilton Filho (Solidariedade) e protocolada com o nº 5187/21, a medida tem por objetivo fomentar a agricultura familiar e o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores. E ainda objetiva: a garantia da alimentação saudável e adequada; respeito à cultura, às tradições e aos hábitos alimentares saudáveis; segurança alimentar e nutricional; desenvolvimento sustentável; geração de renda e agregação de valor; além do combate à pobreza rural.
“Do ponto de vista de quem produz, a presente proposta garante maior desenvolvimento local, segurança e garantia de comercialização para o mercado institucional, aumento do dinamismo na economia local e desconcentração da renda regional, estímulo ao consumo de produtos orgânicos/agroecológicos na alimentação escolar, disseminando sistemas de produção de menor impacto ambiental” justifica.
Amilton Filho defende que o projeto de lei vem ao encontro das legislações federais, como a do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e trata de mais uma forma de fomentar a economia local e bem como gerar maior fonte de renda aos produtores da agricultura familiar.
A proposição passará pela análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, se for acolhida, será deliberada pela comissão de mérito e pelo Plenário da Alego.
Related Posts
Enquete: 14 vereadores não tiveram nenhum voto
Apesar de não possuir parâmetro científico, mensuração demonstra capacidade de engajamento dos políticos junto as suas bases eleitorais…
Pai espanca filho de oito anos
Criança vive em regime de guarda compartilhada e apanhou quando foi passar uns dias na casa do agressor…
Dois novos medicamentos são incorporados ao SUS
A Portaria SCTIE/MS nº 18, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10), incorpora os antiangiogênicos…
13 de maio de 2021
Goiânia terá escalonamento de horários para atividades não essenciais
Medida visa evitar aglomerações e diminuir riscos de contágio pelo novo coronavírus no transporte coletivo Após reunião entre…
23 de abril de 2020