Aparecida elege novo Conselho Municipal de Política Cultural

Secretário de Cultura, Erick Magalhaes e novos conselheiros de Cultura de Aparecida de Goiânia – (Foto Enio Medeiros)

Conselheiros serão responsáveis por acompanhar as ações culturais, formalizar propostas e promover o desenvolvimento da cultura local

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura, realizou neste sábado (08) a Pré-Conferência Municipal de Cultura. O evento teve como objetivo principal a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural de Aparecida e contou com palestras sobre as leis de incentivo à cultura, apresentações culturais e exposições de artesanatos produzidos por artistas aparecidenses.

As principais responsabilidades dos conselheiros são planejar a cultura municipal, atestar e fazer controle dos projetos propostos pela Secretaria de Cultura. Além disso, visa promover o desenvolvimento cultural com a discussão sobre leis de incentivo às empresas para financiar produções culturais com incentivo fiscal dos impostos municipais e diversas outras pautas relacionadas aos segmentos culturais. “Os membros do Conselho participarão das decisões junto com a Secretaria de Cultura; assim será possível definir melhor o destino das verbas e ampliar as atividades culturais”, informou o secretário de Cultura, Erick Magalhães.

“Precisamos ter coragem, incentivar nossas crianças e jovens, proporcionar novas possibilidades e ajudar aquelas pessoas que têm talento, mas não têm condições de adquirir um instrumento ou fazer uma aula. Tenho certeza que agora a nossa cultura irá mudar e para melhor”, declarou o fundador e presidente da Associação Roveg (Roda de Violeiros do Estado de Goiás), Ivo Barros, falou que se candidatou ao Conselho.

No decorrer da solenidade, os artistas contemplados na Lei Aldir Blanc 2021 puderam participar da exposição de artesanatos e aproveitaram para fazer o cadastro da Carteira do Artesão. O documento permite a inscrição em feiras de artesanato nacionais e internacionais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade ao microcrédito, dentre outros incentivos. A carteira não requer pagamento de anuidade ou taxa de adesão.

A Lei Paulo Gustavo garante repasse financeiro de mais de R$ 4 milhões para produções audiovisuais e demais áreas da cultura de Aparecida. Para que este investimento seja feito com maior seguridade e de forma ampla, foi necessário a formação do Conselho.

Composição do Conselho

Ao todo, 24 membros integram o Conselho Municipal de Política Cultural, sendo 12 conselheiros do poder público e 12 conselheiros da sociedade civil. Para os conselheiros da sociedade civil são seis cadeiras titulares, nomeadas pelo Executivo municipal, e outras seis suplentes, eleitas por votação na pré-conferência.

Conselheiros do poder público

Titulares:

Weyder Moreira Neres
Juarez Francisco Benevides
Rita Viana de Sousa
Vânia franca Matias
Maria Luiza Brandão
Ana Paula da Mota

Suplentes:

Ricardo Souza De Oliveira
Bruno Jesus Oliveira
Thais Da Cruz Silva
Eugênio Alves Do Rego
Maria Luiza Fernandes
Roberto Rodrigues.

Conselheiros da sociedade civil

Titulares nomeados pelo Executivo municipal:

Dionatan Doglas De Souza Naves;
Valmir Vicente Reis;
Ivone Moreira De Araújo;
Tatiana Lourenço Pereira;
Maria De Lourdes Cardoso Santos;
Rodrigo Pereira De Sousa.

Suplentes eleitos por votação na pré-conferência:

Marcos Da Silva Santana;
Ivo Teixeira De Barros;
Sandra Da Silva;
Jéssica Da Mata Oliveira;
Gabriel Afonso De Oliveira;
Clarissa Batista Carvalho.

Total
0
Shares
Related Posts