Aparecida inicia novo protocolo para exame que amplia intervalo preventivo do HPV para 5 anos

Prefeito em exercício João Campos e autoridades no lançamento do programa Agora Tem Especialistas – (Foto Rodrigo Estrela/Secom Goiânia)

A cidade foi uma das 12 escolhidas em todo o país pelo Ministério da Saúde para a implantação do novo método.

Aparecida de Goiânia foi uma das 12 cidades do Brasil escolhidas pelo Ministério da Saúde para o lançamento nacional do Novo Protocolo e Diretrizes para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, realizado nesta sexta-feira (158), na UBS Santa Luzia. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e marca uma nova etapa no enfrentamento à doença, oferecendo às mulheres um exame mais preciso, seguro e confortável.

O novo protocolo incorpora ao SUS o teste molecular de DNA-HPV, capaz de identificar com maior rapidez e especificidade o vírus responsável pelo câncer do colo do útero, antes mesmo do surgimento de lesões.

Com a nova tecnologia, mulheres com resultado negativo precisarão repetir o exame apenas a cada cinco anos, contra o intervalo de três anos do método tradicional. O município recebeu os primeiros kits do exame e iniciará a aplicação de forma gradual até setembro, conforme o envio de insumos pelo Ministério da Saúde.

“Agradecemos ao governo federal e ao ministro Padilha por elegerem Aparecida entre as 12 cidades do país para o lançamento deste programa. É um exame que garante precisão no resultado e, se for positivo, possibilita tratamento precoce e, portanto, cura. Se for negativo, dá segurança à mulher de que está saudável”, destacou o prefeito em exercício, João Campos.

Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário executivo adjunto do MS, Nilton Pereira Júnior, explicou que a medida alia diagnóstico precoce, tratamento rápido e prevenção por meio da vacinação contra o HPV.

“Um exame que identifica o HPV antes de provocar lesão. Com isso, vamos fazer diagnósticos mais rápidos e precisos, evitando mortes. Mantemos o Papanicolau, mas agora avançamos com o exame molecular, que é menos invasivo e mais eficaz”, disse.

“Estamos aumentando em todo o país, incluindo em Aparecida, o número de hospitais e clínicas, dentro do programa agora tem especialistas, que vão realizar os tratamentos da saúde da mulher como um todo e, mais especificamente, o de câncer de colo de útero”, pontuou Nilton.

Equipes de saúde da família

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, reforçou que a coleta será realizada pelas equipes de saúde da família. “A moradora pode procurar a UBS para agendar a coleta, que será feita aqui e enviada ao laboratório indicado pelo Ministério. O resultado sai em até 20 dias. Se houver alteração, a paciente será encaminhada para o especialista e iniciará o tratamento o quanto antes”, explicou.

Para a aposentada, Sueli Barbosa da Silva, a novidade representa mais tranquilidade. “A prevenção nos ajuda a ter um tratamento mais eficaz e também com chances maiores de cura. Então achei bem importante esse novo protocolo do SUS em Aparecida”, comentou.

“Saber que agora, se der tudo certo, só vou precisar repetir o exame daqui a cinco anos, vai ser um alívio”, afirmou Adelaide Ribeiro, que estava na UBS no momento da solenidade.

Vacinação

Além da inovação no diagnóstico, a campanha de prevenção segue integrada à vacinação contra o HPV, cuja meta é imunizar 90% das meninas de 9 a 14 anos. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, a cobertura vacinal no município está atualmente em 77,70% para o público feminino e 66,23% para o masculino.

A SMS tem realizado ações e campanhas educativas para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da vacina que previne a infecção pelo HPV e, consequentemente, reduz o risco de câncer do colo do útero no futuro. A vacina está disponível em todas as salas de vacinação no município.

O vereador Almeidinha, presente na solenidade, destacou que o programa beneficiará muitas mulheres que precisam realizar a prevenção do câncer de colo de útero. “Desta forma estamos gerando qualidade de vida e respeito a vida das mulheres.”

Presenças

Também estiveram presentes a deputada estadual Bia de Lima, o vereador Olair Gomes e os secretários Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação) e Pollyana Borges (Meio Ambiente).

Total
0
Shares
Related Posts