Aparecida integra consórcio para compra de 30 milhões de vacina Sputnik V

Gustavo Mendanha é vice-presidente do Consórcio Conectar para cidades não-capitais da Região Centro-Oeste – (Foto: Rodrigo Estrela)

Prefeitos se reúnem com Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 15 de abril

O Consórcio Nacional das Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), do qual Aparecida e outras 30 cidades goianas participam, se reuniu na última terça-feira (13), para dar continuidade às tratativas com o Fundo Soberano Russo para compra de 30 milhões de doses da vacina Sputnik V. A reunião foi virtual e contou com a presença do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB), que é vice-presidente do Consórcio Conectar para cidades não-capitais da Região Centro-Oeste.

O Fundo Soberano Russo representa o Instituto Gamaleya, produtor da vacina e a perspectiva é que, se confirmada a aquisição, remessas iniciais do imunizante contra Covid-19 cheguem ao País já em maio, totalizando 5 milhões de doses até junho deste ano. A vacina Sputnik V tem o preço mundial tabelado em US$ 19,90 (valor por pessoa, somando as duas doses).

“O empenho da Frente Nacional de Prefeitos e de todos que participam do Consórcio das Cidades Brasileiras pelas Vacinas é unir esforços para acelerar a execução do Plano Nacional de Imunização”, sintetizou Gustavo Mendanha.

Após consultar outros fornecedores, o presidente do Conectar, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis (SC), afirmou que viu no Fundo Soberano Russo “uma oferta concreta de vacinas”. A Sputnik V aguarda aprovação da Anvisa. Segundo Loureiro, a estimativa é que a Agência autorize ainda neste mês o uso da vacina no Brasil.

A expectativa é as vacinas cheguem ao Brasil três semanas após a assinatura do contrato. Nesta quinta-feira, representantes do Consórcio das Cidades se reúnem com o Ministério da Saúde para tratar sobre o tema que pode acelerar o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Total
0
Shares
Related Posts