Aparecida terá 100% das ruas iluminadas com LED até final do ano

Prefeito Leandro Vilela concede entrevista coletiva e explica detalhes da PPP da iluminação pública – (Foto Rodrigo Estrela/Secom Aparecida)

Prefeito Vilela assina contrato de parceria público-privada para modernizar e gerir toda a iluminação da cidade

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, assinou nesta quinta-feira (27) contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio Luz Pública Aparecida para modernizar, operar e dar manutenção na infraestrutura da iluminação pública da cidade, em solenidade realizada na Cidade Administrativa.

O trabalho começa já neste mês de março, com a troca de todas as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por luminárias de LED, que são mais duráveis, econômicas e eficientes.

A previsão é que até o fim do ano sejam implantadas luminárias de LED em 60 mil pontos de iluminação na rede pública de Aparecida. Durante o contrato de 24 anos, Aparecida pode chegar a 73 mil pontos de Led, sem acréscimo no valor do contrato.

“A iluminação de Aparecida será a melhor do estado de Goiás. Com LEDs em toda a cidade e com o sistema automatizado de monitoramento das luminárias, daremos um grande salto em qualidade de vida e segurança para todos os 600 mil habitantes da nossa cidade, que é maior do que seis capitais brasileiras”, assegurou o prefeito Vilela.

O investimento será de R$ 160 milhões e ao longo do contrato pode chegar ao valor total de R$ 581 milhões.

Ao lado do vice-prefeito João Campos e de autoridades do Estado e do município, o prefeito Vilela explicou que, quando comparadas a lâmpadas fluorescentes e incandescentes, as luminárias de LED consomem até 75% menos energia, proporcionando economia superior a 60% nos gastos com eletricidade.

“O povo aparecidense está feliz com essa ação da prefeitura que iluminará toda a cidade”, declarou o presidente da Câmara Municipal Gilsão Meu Povo, que discursou representando os vereadores.

Conforme o contrato, o serviço deve ser feito com equipamentos de qualidade e resistência comprovados. Entre os recursos das luminárias de LED está a possibilidade de maior fluxo luminoso, de reprodução mais fiel das cores (aumentando o conforto visual), e a possibilidade de aumentar ou diminuir a intensidade da iluminação, conforme a necessidade.

Além disso, as luminárias de LED terão a capacidade de, no futuro, aumentar a transmissão de dados e imagens (Wi-fi). Elas funcionarão no tom branco neutro, a uma temperatura de cor de 4 mil graus Kelvin.

Monitoramento

O controle do sistema será feito através de um software que vai monitorar em tempo real a situação da iluminação pública em Aparecida, apontando possíveis falhas nas luminárias para que o problema seja corrigido rapidamente. Através de um aplicativo de celular, o morador poderá informar o mau funcionamento de uma luminária.

“Aparecida poderá inovar mais uma vez com a implantação, no futuro, de um sistema revolucionário de segurança pública capaz de transmitir os dados da iluminação pública para que a Prefeitura tenha controle do trânsito, da movimentação na cidade e até de pessoas desaparecidas”, acrescentou o representante do Consórcio Luz Pública Aparecida, Renato Rosset.

O secretário Wagner Siqueira, pontuou que “toda a atual estrutura da iluminação pública será substituída, garantindo eficiência, segurança energética e melhor qualidade de vida para os moradores”.

Pontos históricos

Entre as vantagens destaque-se a iluminação especial nos principais monumentos históricos da cidade, como a Praça da Matriz, além da tradicional iluminação de Natal, que ganhará novos arranjos e formatos.

Campanhas de conscientização

Através da PPP, a cidade contará também com iluminação temática condizente com campanhas de conscientização para valorização da saúde e da vida. Entre elas estão o Janeiro Branco, o Maio Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que serão lembrados em pontos da cidade de grande fluxo de pessoas.

Total
0
Shares
Related Posts