Após o rompimento de represa no município de Pontalina, na manhã deste sábado (04), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicita bastante atenção quanto à operacionalidade dos sistemas extravasores dos barramentos para que não existam retenções excessivas de água nas barragens.
Conforme a secretaria, é preciso que todos verifiquem possíveis obstruções ou outros problemas que possam ocasionar acúmulo de água acima da capacidade projetada para o reservatório. A Semad informa que foram expedidos alertas sobre precipitações pelo sistema de cadastro de barragens.
Rompimento
A barragem que rompeu na manhã deste sábado está situada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura.
Related Posts
Estabelecimento é notificado por prática de preço abusivo
Decon e Procon flagram estabelecimento que vendia máscaras médicas a R$ 50 no Setor Aeroporto Um estabelecimento de…
19 de março de 2020
Professores municipais fazem manifestação no centro de São Paulo
Professores da rede municipal de educação de São Paulo fazem um dia de luta e mobilização desde a…
6 de maio de 2021
Governo investirá R$ 17,6 milhões na recuperação da Barragem Engenheiro Ávidos
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) assinaram, nessa…
13 de maio de 2021
Morre Sargento da PM que trabalhava em Aparecida
Velório é realizado no Setor Garavelo B até às 22h A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO)…