Após o rompimento de represa no município de Pontalina, na manhã deste sábado (04), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicita bastante atenção quanto à operacionalidade dos sistemas extravasores dos barramentos para que não existam retenções excessivas de água nas barragens.
Conforme a secretaria, é preciso que todos verifiquem possíveis obstruções ou outros problemas que possam ocasionar acúmulo de água acima da capacidade projetada para o reservatório. A Semad informa que foram expedidos alertas sobre precipitações pelo sistema de cadastro de barragens.
Rompimento
A barragem que rompeu na manhã deste sábado está situada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura.
Related Posts
Passagem do transporte coletivo pode ficar mais cara
A AGR convalidou o cálculo da nova tarifa, que ainda precisará ser aprovada pela CMTC O Conselho Regulador…
19 de fevereiro de 2020
Datena rebate Bolsonaro: "Bundão é o senhor"
Presidente da República deu nova declaração polêmica nesta segunda-feira Nesta segunda-feira (24), o presidente da República, Jair Bolsonaro…
Com reforços da equipe principal, Athletico-PR vence no Paranaense
O Athletico-PR deixou a lanterna do Campeonato Paranaense. Nesta quinta-feira (22), o Furacão derrotou o Cascavel CR por…
23 de abril de 2021
Vans escolares começam a trabalhar em Goiânia
Motoristas perderam a paciência com o Poder Legislativo que ainda não votou o Projeto de Lei para autorizar…