Após o rompimento de represa no município de Pontalina, na manhã deste sábado (04), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicita bastante atenção quanto à operacionalidade dos sistemas extravasores dos barramentos para que não existam retenções excessivas de água nas barragens.
Conforme a secretaria, é preciso que todos verifiquem possíveis obstruções ou outros problemas que possam ocasionar acúmulo de água acima da capacidade projetada para o reservatório. A Semad informa que foram expedidos alertas sobre precipitações pelo sistema de cadastro de barragens.
Rompimento
A barragem que rompeu na manhã deste sábado está situada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura.
Related Posts
Programa prevê plantio de palmeira-juçara na Mata Atlântica
Comunidades tradicionais e agricultores familiares que cultivam palmeira-juçara podem se cadastrar em programa da Fundação Florestal que vai…
25 de abril de 2021
AntecipaGov ganha inovação e amplia o número de instituições financeiras
Mais uma novidade foi anunciada, nesta terça-feira (20), no AntecipaGov, o portal de compras do Governo Federal. Agora,…
23 de abril de 2021
MPE pede impugnação de registro de três candidatos a vereador
Promotoria aponta que os citados são considerados “ficha suja”, conforme a Lei de Inelegibilidade O Ministério Público Eleitoral…
Ronaldo Caiado apresenta 338 sugestões de emendas à bancada goiana
O governador Ronaldo Caiado se reuniu com deputados, senadores e secretários na tarde desta quarta-feira (02), para sugerir…
3 de dezembro de 2020