Após o rompimento de represa no município de Pontalina, na manhã deste sábado (04), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicita bastante atenção quanto à operacionalidade dos sistemas extravasores dos barramentos para que não existam retenções excessivas de água nas barragens.
Conforme a secretaria, é preciso que todos verifiquem possíveis obstruções ou outros problemas que possam ocasionar acúmulo de água acima da capacidade projetada para o reservatório. A Semad informa que foram expedidos alertas sobre precipitações pelo sistema de cadastro de barragens.
Rompimento
A barragem que rompeu na manhã deste sábado está situada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura.
Related Posts
Polícia procura por prefeito desaparecido
Desaparecimento foi denuncia pela filha do gestor de Seul A polícia da Coreia do Sul está em busca do prefeito…
LAVA JATO: MPF denuncia Baldy e outros dez
Alvos são denunciados por corrupção, peculato, fraude a licitações e organização criminosa A Força-Tarefa da Lava Jato do…
Passe Livre Estudantil inicia cadastro e recadastro para 2025; Saiba como fazer
Benefício do Goiás Social garante até 48 viagens por mês para estudantes inscritos da rede pública e privada…
15 de julho de 2025
MP denuncia 30 envolvidos em esquema de remédios para emagrecer
Operação Dieta Sadia foi deflagrada na região Sudoeste do Estado O Ministério Público de Goiás (MP-GO) ofereceu denúncia…
22 de janeiro de 2020