Após o rompimento de represa no município de Pontalina, na manhã deste sábado (04), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicita bastante atenção quanto à operacionalidade dos sistemas extravasores dos barramentos para que não existam retenções excessivas de água nas barragens.
Conforme a secretaria, é preciso que todos verifiquem possíveis obstruções ou outros problemas que possam ocasionar acúmulo de água acima da capacidade projetada para o reservatório. A Semad informa que foram expedidos alertas sobre precipitações pelo sistema de cadastro de barragens.
Rompimento
A barragem que rompeu na manhã deste sábado está situada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura.
Related Posts
Comissão sobre Código de Processo Penal promove duas reuniões nesta quinta
Depositphotos O atual Código de Processo Penal foi elaborado em 1941 e nestes quase 80 anos sofreu apenas…
29 de abril de 2021
Deputada é denunciada como mandante do assassinato do marido
Pastor foi morto a tiros ao chegar em casa e executores encenaram crime de latrocínio para confundir a…
Fabiana Oliveira apresenta live "Particularidades" no próximo sábado
A apresentação tem objetivo de arrecadar doações A representante goiana do The Voice Brasil 2019, Fabiana Oliveira, apresenta…
MP denuncia Alckmin por corrupção e lavagem de dinheiro
Ex-governador foi indiciado por denúncias do Grupo Odebrecht Da Agência Brasil O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin…