Após o rompimento de represa no município de Pontalina, na manhã deste sábado (04), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicita bastante atenção quanto à operacionalidade dos sistemas extravasores dos barramentos para que não existam retenções excessivas de água nas barragens.
Conforme a secretaria, é preciso que todos verifiquem possíveis obstruções ou outros problemas que possam ocasionar acúmulo de água acima da capacidade projetada para o reservatório. A Semad informa que foram expedidos alertas sobre precipitações pelo sistema de cadastro de barragens.
Rompimento
A barragem que rompeu na manhã deste sábado está situada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura.
Related Posts
599 casos de Covid-19 no sistema penitenciário
Mortes de servidores e internos já foram registradas O sistema penitenciário de Goiás divulgou relatório nesta quarta-feira (29)…
Covid-19: Goiás bate novo recorde de mortes
Número de óbitos supera os 600 registros Conforme o boletim epidemiológico desta sexta-feira (03) divulgado pela Secretaria de…
Mudanças no secretariado anapolino
Secretaria de Desenvolvimento Econômico será gerida por Anastácios Apostolos Dagios O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas) empossou…
23 de janeiro de 2020
Eleições 2020: Acordo de Maguito pode impactar Aparecida
A indicação do vice de Gustavo Mendanha pode sair de consenso entre Republicanos e PSC Com a pré-candidatura…