Após conversa com Caiado, Zacharias Calil confirma saída do União Brasil
Deputado afirma que entende a situação e não tem mágoa do governador Ronaldo Caiado
O deputado federal Zacharias Calil relatou detalhes da conversa que teve com o governador Ronaldo Caiado (UB) e afirmou que o diálogo deixou claro que não há espaço para sua pré-candidatura ao Senado dentro da base governista em 2026. O relato foi feito nesta segunda-feira (10/2) durante entrevista ao podcast Domingos Conversa, apresentado pelo jornalista Domingos Ketelbey.
De acordo com Calil, a conversa ocorreu há cerca de duas semanas e foi direta. “Ele foi muito claro comigo. Disse que o candidato ao governo é o Daniel Vilela, que o vice-governador ele vai escolher, que a Gracinha é a candidata ao Senado e que o Gustavo Gayer também é candidato ao Senado”, afirmou.
Diante desse cenário, Calil disse que não viu sentido em permanecer na base. “Naquele momento eu falei para ele: ‘eu não tenho espaço’. E foi ali que eu me senti totalmente fora da base aliada”, disse.
Calil ressaltou que reconhece o papel de Caiado em sua entrada na política e citou como principal legado da parceria a construção do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). “Eu fui agradecer a ele porque ele me trouxe para a política e nós realizamos um sonho, que foi o Hecad. Eu entrei na política com esse propósito. Hoje esse hospital é uma realidade, e eu ajudei muito por meio de emendas parlamentares”, afirmou.
O deputado fez questão de diferenciar a ruptura política de qualquer ressentimento pessoal. “Eu não tenho mágoa do governador. Ele tem os compromissos dele, eu tenho os meus”, pontuou.
Calil afirmou ainda que sua decisão de disputar o Senado é irreversível. “Para disputar o Senado, eu preciso sair com um candidato a governador. Sem palanque, não há chance. É contra uma máquina, contra todo mundo”, afirmou.