De autoria do deputado Karlos Cabral (PDT), foi aprovado em primeira votação o processo nº 1466/19, que busca instituir programa de incentivo à implantação de hortas comunitárias em Goiás. O placar da votação foi 26 votos a 0.
O parlamentar explica que a agricultura urbana e periurbana está cada vez mais incorporada no dia a dia da população e são claros os benefícios encontrados em meio às comunidades em que aparecem espalhadas por todo o estado. Dessa forma, seu intuito é institucionalizar o Programa de Horta Comunitária como de Estado, o que faz com que deixe de ser apenas um programa de governo, com previsão somente em decreto. “Essa proposta partiu de uma pesquisa realizada em outros estados sobre a regulamentação de hortas comunitárias”, disse Cabral.
A propositura tem como modelo projeto apresentado pelo deputado paranaense Evandro Júnior. “As vantagens do programa são o reforço da ação comunitária, a criação de ambientes saudáveis, o desenvolvimento de habilidades pessoais, o estímulo da autonomia da comunidade inserida e a manutenção frequente do espaço urbano de forma completamente voluntária”, reforçou Cabral.
O deputado destacou, ainda, a função social do projeto. “As hortas comunitárias acessíveis à população contribuem para melhorar os hábitos alimentares, por meio do consumo de alimentos livres de agrotóxicos; promove a inclusão social, além de se tornar instrumento de educação e conscientização ambiental”, enfatiza o legislador.Além dos benefícios a título de alimentação mais saudável, a implementação das hortas constitui, ainda, a possibilidade de geração de renda, uma vez que a comercialização do excedente ali produzido é incentivada.
Cabral acentua também a situação de muitos terrenos em Goiás que se encontram em abandono devido ao custo elevado de manutenção. Ele ressalta que, com a devida aplicação da propositura de lei, esses locais deixarão de ser meros pedaços de terra, ao passarem a integrar a realidade dos bairros e comunidades goianas.
Related Posts
Reforma tributária tem de “atacar” programas de isenção, afirma Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje (4) que a proposta de reforma tributária tem que “atacar”…
4 de maio de 2021
Governo destina mais de R$ 452 milhões para Centros de Enfrentamento da Covid-19
O Ministério da Saúde repassará R$ 452,9 milhões para apoiar os Centros Comunitários de Referência e os Centros…
23 de abril de 2021
Governo cogita nova MP para ampliar beneficiados com auxílio emergencial
Marcello Casal jr/Agência Brasil Auxílio emergencial voltou a ser pago em abril O secretário executivo adjunto do Ministério…
5 de maio de 2021
DF começa a vacinar pessoas com 62 e 63 anos de idade no sábado
O Distrito Federal começa neste sábado (24) a vacinar pessoas na faixa de 62 a 63 anos de…
23 de abril de 2021