Prefeito adianta que escolas em Aparecida devem reabrir só em junho
O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, afirmaram hoje pela manhã que não há data prevista para o retorno das aulas na rede municipal, nem de outras atividades que naturalmente geram aglomeração de pessoas, como academias e arenas esportivas.
O anúncio do prefeito e do secretário ocorreu durante uma transmissão ao vivo (live) feita nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida.
Segundo Gustavo Mendanha, tudo dependerá do comportamento da população nos próximos 15 dias. E essa avaliação pode se estender por todo o mês de maio. “Se todos obedecerem, poderemos retornar em maio com mais uma série de outros comércios”, sinalizou o prefeito.
Comércio
O prefeito não descarta também a possibilidade de fechar novamente todo o comércio da cidade ainda nesta semana se a população ignorar as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus.
Gustavo Mendanha e Alessandro Magalhães participaram da live para detalhar as novas medidas adotadas em Aparecida frente a epidemia da Covid-19. Uma delas, libera a reabertura de 82% do comércio a partir desta terça-feira (28).
A reabertura dessas empresas, englobadas num pool de 24 atividades econômicas, cumprirá uma série de critérios de segurança. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a intenção é de neutralizar o máximo os riscos de contágio da doença em Aparecida.
Curva
O secretário Alessandro Magalhães confirmou que a curva de contágio do coronavírus em Aparecida está controlada, dentro da expectativa de novos casos. Ele afirmou que a cidade tem hoje um dos melhores coeficientes de controle da Covid-19 no Brasil.
Testagem
Aparecida registra 23 casos confirmados e 2 óbitos. Com a ampliação da testagem, que tem amostras coletadas nas UPAs Brasicon, Buriti e Flamboyant, Aparecida fez 70 testes em dois dias, número 366% maior que a média de 15 testes semanais feitos na cidade até a semana passada.
Respondendo perguntas da imprensa e da comunidade, o secretário Alessandro Magalhães frisou que grande parte das medidas sugeridas ao prefeito pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus são pautadas em estudos da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Comércio
Ainda hoje será disponibilizada no site da Prefeitura de Aparecida a ferramenta desenvolvida pela prefeitura onde os empresários poderão obter o alvará provisório de reabertura dos comércios. O Termo de Autorização é concedido sem custo.
Gustavo enfatizou que está mantendo uma posição firme, na Prefeitura de Aparecida, no sentido de preservar a situação sob controle. Para isso, nessa volta do comércio ele analisa até a possibilidade de escalonar os horários nas atividades econômicas.
Pesquisa
Com 63 leitos de UTI disponíveis hoje para pacientes de Covid-19 em Aparecida, o município vai reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus. O secretário Alessandro Magalhães adiantou que será feita, através da UFG, uma pesquisa sorológica para analisar o comportamento de pessoas que tiveram algum grau de contato com o vírus.