Emanuel Justo nasceu prematuro de 35 semanas e com metade do coração subdesenvolvido
Emanuel Justo, de um mês e meio de vida, se recupera bem após a primeira cirurgia corretiva da Síndrome de Hipoplasia do Ventrículo Esquerdo. Depois de 35 dias internado em São Paulo, a criança, que nasceu com metade do coração subdesenvolvido, passou pelo procedimento no dia 1º de outubro.
“Ele está se desenvolvendo muito bem. A cada dia, nos surpreendemos mais. Agora, aguardamos a recuperação dele para realizar a segunda etapa da correção do coração”, explica a mãe, Débora Lima, que é servidora pública em Goianésia.
Emanuel nasceu prematuro de 35 semanas, no dia 21 de agosto, e foi preciso agir rápido. Sensibilizado, o governador Ronaldo Caiado (DEM) determinou que a equipe do Ipasgo entrasse em contato com a família para informar cada passo do trâmite necessário para levar a criança até outro Estado e realizar o procedimento com uma equipe especializada. Todo tratamento é custeado pelo Governo de Goiás, por meio do Instituto de Assistência aos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo).
Devido à alta complexidade, o valor do tratamento ultrapassa R$ 1 milhão, já que, para corrigir o problema, a criança deve passar por mais dois procedimentos cirúrgicos em São Paulo. Mas, o sentimento da família é que o pior já passou. “A alegria é inexplicável. Agradeço a todos que torcem pela recuperação do nosso filho”, declara a mãe.