Bolsonaro e Caiado visitam hospital de campanha

Unidade para tratamento do coronavírus está sendo construída em Águas Lindas de Goiás

O Governo de Goiás, em parceria com os Ministérios da Saúde e Infraestrutura, está construindo um hospital de campanha modular em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF). A previsão é que a estrutura, que terá 200 leitos de internação, todos com potencial para receber casos graves da doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19). Em construção desde o dia 7 de abril, obra vai custar R$ 10 milhões e durar 15 dias.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e vários ministros, entre eles o da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), visitaram na manhã deste sábado, dia 11, as obras da unidade.
A visita de hoje marcou o primeiro do presidente e do governador após Caiado romper com Bolsonaro justamente por causa das divergências entre ambos sobre como o Brasil e os estados deve atuar no combate á pandemia do coronavírus.

Cordial, o governador ofereceu ´álcool gel para que o presidente esterilizasse as mãos.
“Quero agradecer a todos neste momento por essa estrutura que está sendo trazida para a cidade de Águas Lindas. Serão 200 leitos que podem ser transformados em UTIs, dando tranquilidade a quem venha a precisar do atendimento por problemas respiratórios. Muito obrigado presidente, aos ministros ao governo federal. Ao nosso prefeito também que proporcionou a estrutura”, disse Caiado.
O presidente também fez uma breve fala no local. “É uma satisfação estar entre pessoas que querem o bem do seu estado e do Brasil. Muito obrigado a todos vocês. Avante governo federal. O Brasil é nosso”, afirmou.
Este será um hospital em módulos, que será instalado dentro de uma estrutura que depois será removida, preparado para 200 leitos, com rede de oxigênio em todas as camas, 40 leitos de UTI, 160 leitos de semi-intensivo que vão dar para nós uma retaguarda muito grande.

Rede de assistência

Essa unidade de Águas Lindas e o hospital de Luziânia, ambos no Entorno Sul do Distrito Federal, vão complementar a rede pública na assistência aos infestados pelo Covid-19 dos moradores da região. No Norte do Entorno do DF o Estado de Goiás prepara a estadualização de uma unidade em Formosa, explicou o secretário estadual da Saúde”, explicou Ismael Alexandrino.

Outros hospitais também estão sendo preparados nas cidades de Jataí e São Luís de Montes Belos, também por meio de estadualizações; em Itumbiara, onde a justiça concedeu posse e patrimônio do Hospital e Maternidade São Marcos ao Estado; em Anápolis, no prédio do Centro de Convenções da cidade; e em Porangatu, sendo este em parceria com a Prefeitura Municipal.

Em Goiânia, além do Hospital de Campanha para Enfrentamento do Coronavírus (HCamp) que já está em funcionamento, a habilitação de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) já foi solicitada ao Ministério da Saúde. A Prefeitura destinou a estrutura da futura Maternidade Célia Câmara (Oeste) à assistência de casos de Covid-19.

Total
0
Shares
Related Posts