O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira, dia 3, que respeita decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), mas antecipou que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, de suspender a redução dos valores a serem pagos na contratação do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat).
“No momento, essa questão está judicializada. A AGU vai recorrer porque está aí para defender o governo. Conversei com André Mendonça [advogado-geral da União], que vai questionar essa questão no Supremo”, disse hoje Bolsonaro ao deixar o Palácio do Alvorada.
Por meio da Medida Provisória 904/2019, editada em novembro do ano passado, o governo federal tentou, em um primeiro momento, extinguir o pagamento do Seguro Dpvat, contribuição obrigatória destinada a cobrir gastos de acidentes causados por veículos.
A MP foi então alvo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.262, proposta pela Rede, sob o argumento de que os recursos são utilizados para proteção social de vítimas de acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS). O partido também alegou que não há urgência e relevância na matéria para justificar a edição por meio de medida provisória. Por 6 votos a 3, a maioria dos ministros do STF decidiu, no dia 19 de dezembro, suspender a MP.
O governo adotou o Plano B de reduzir o Dpvat, em vez de extingui-lo.O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), então, aprovou uma redução de 67,7% e de 85,4% no valor do DPVAT de 2020 para carros e motos, respectivamente.
No dia 31, em nova decisão, o ministro Dias Toffoli suspendeu também a redução dos valores a serem pagos na contratação do seguro, que tinha previsão de vigorar a partir de 1º de janeiro.
G365
Related Posts
Bolsonaro defende privatizações e responsabilidade fiscal do Estado
Secretário de desestatização pediu demissão nesta terça-feira Da Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) defendeu nesta…
Gustavo Mendanha ressalta importância do Poder Legislativo
Caso seja reeleito, atual prefeito quer manter a frente de apoio consolidada no parlamento nos últimos O candidato…
George Morais comenta sobre a situação do PDT aparecidense
Presidente estadual apontou quais rumos serão seguidos pela legenda em Aparecida e nos demais municípios goianos Conforme o…
15 de fevereiro de 2020
Internado adolescente suspeito de estuprar menor com doença mental, em Aparecida
Polícia Civil do Estado de Goiás cumpriu mandado de internação nesta terça-feira A Polícia Civil do Estado de…
22 de março de 2022