A secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) recebeu a imprensa para falar sobre o Sistema de Cadastro de Barragens de Goiás, lançado no último dia 19/07, com a presença do governador Ronaldo Caiado. A coletiva foi na sede da Semad, no Palácio Pedro Ludovico.
Segundo Vulcanis, Goiás é o único Estado com o cadastro totalmente informatizado, com um funcionamento dinâmico e capaz de entregar pré-análises. Junto com a secretária, o gerente de Segurança de Barragens, Marcelo Sales, fez uma apresentação detalhada sobre o sistema, que já está recebendo os cadastros. O objetivo é conhecer a real situação das barragens em Goiás, aumentar a segurança e minimizar o risco de acidentes.
Atualmente, o Estado possui entre 9 mil e 28 mil barragens. Esses números estimados são baseados em análises feitas a partir de imagens de satélite e nas declarações do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Assim, para que se chegue ao número real, é importante que todos os empreendedores cadastrem seus barramentos no site da Semad.
Os prazos para o cadastro variam de acordo com o tamanho da barragem. Para grandes barramentos (com altura maior ou igual 15m e capacidade maior ou igual a 3 milhões de metros cúbicos), o prazo vai até dia 30 de setembro deste ano. Para barragens médias (com altura entre 5 e 15m e capacidade entre 1 milhão e 3 milhões de metros cúbicos), o prazo vai até 31 de dezembro. As pequenas barragens tem até o dia 30 de junho de 2020 para fazer o cadastro.
O empreendedor que estiver em situação irregular (sem outorga ou licença ambiental) tem a oportunidade de assinar um termo de compromisso no processo de cadastramento. Com o documento, ele se compromete a regularizar sua barragem e ficará livre de quaisquer sanções administrativas como multas.
Com os dados do cadastro, a Semad inicia de imediato a fiscalização dos empreendimentos, começando por aqueles de maior risco. Quem estiver irregular e não tiver assinado o termo de compromisso pode sofrer sanções como multa, embargo, interdição e até mesmo o esvaziamento da barragem.
Todas as especificações técnicas estão no Sistema de Cadastro, disponível no link: https://portal.meioambiente.go.gov.br/barragens
Related Posts
Caiado empossa Sandro Rodrigues como secretário de Saúde
Novo auxiliar assume com prioridade de atender demanda por cirurgias eletivas, dar sequência ao processo de regionalização e…
19 de abril de 2022
Goiás sobe duas posições e já está entre os 10 estados mais competitivos do País
Ranking de Competitividade, divulgado pelo Centro de Liderança Pública, avalia diversos indicadores Goiás está entre os 10 mais…
30 de setembro de 2021
Caiado anuncia construção de Centro de Tratamento contra o Câncer
Terreno plano de 136,4 mil metros quadrados no Residencial Barravento, em Goiânia, era utilizado para pesquisas voltadas ao…
26 de fevereiro de 2021
Governo de Goiás abre negociação para adquirir vacinas contra a Covid-19
Projeto de lei deve ser encaminhado para a Assembleia nos próximos dias O governador Ronaldo Caiado (DEM) vai…
23 de fevereiro de 2021