Governador participou do LIDE Brazil Investment Forum, que reuniu cerca de 300 empresários, autoridades e investidores em Nova York
A defesa de um presidencialismo forte, com maior controle sobre o orçamento público, e do fortalecimento da autonomia dos Estados para impulsionar o crescimento sustentável do país foi um dos principais pontos abordados pelo governador Ronaldo Caiado (UB) durante sua participação na 14ª edição do LIDE Brazil Investment Forum, realizada em Nova York, nesta terça-feira (13/5).
“Precisamos de um presidencialismo forte, capaz de fazer valer seu plano de governo. Não é possível que o presidente não tenha controle sobre a parte discricionária do orçamento e não consiga avançar com o que foi planejado para atender a população”, afirmou.
Como exemplo positivo, Caiado citou o modelo federativo norte-americano, que assegura maior autonomia aos Estados. Durante o discurso, o governador defendeu que a adoção de um modelo semelhante ao dos Estados Unidos traria mais eficiência à governança no Brasil.
O fórum reuniu cerca de 300 empresários, investidores e autoridades públicas. Além de Caiado, participaram o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e os governadores Cláudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS), Ibaneis Rocha (DF), Jorginho Mello (SC), Raquel Lyra (PE) e Renato Casagrande (ES), entre outros.
Confira: