Caiado e Daniel Vilela entregam mais de 200 veículos a cidades goianas
Iniciativa do Programa Goiás do Crescimento e Empreendedorismo investe R$ 180 milhões em benefícios e reforça infraestrutura e saúde dos municípios
O governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) entregaram, nesta segunda-feira (15/12), em Goiânia, mais de 200 veículos e outros benefícios a 206 cidades goianas. Com investimento do Tesouro Estadual na ordem de R$ 180 milhões, a iniciativa faz parte do Programa Goiás do Crescimento e Empreendedorismo, que visa fortalecer os municípios e promover o desenvolvimento regional equilibrado, por meio da ampliação da capacidade de trabalho das administrações municipais.
“Visamos melhorar as condições de coordenação, administração e atendimento à sociedade nas cidades. O objetivo é a descentralização e o empoderamento cada vez maior das prefeituras. Essa foi a política que nós direcionamos desde que corrigimos a economia de Goiás. O prefeito ou a prefeita no nosso estado terão um nível de autonomia que não tinham antigamente”, afirmou o Caiado.
Daniel Vilela definiu a nova política pública como uma inovação na relação entre o governo estadual e as cidades goianas. “Hoje, temos uma gestão com capacidade fiscal, que atende naquilo que é possível e também com que nos comprometemos com os municípios. Esse programa foi um acerto imensurável”, frisou o vice-governador.
A iniciativa é de responsabilidade das secretarias de Estado de Relações Institucionais (Serint) e da Saúde (SES). Por parte da Serint, os veículos entregues, entre carros e caminhões basculantes, irão ampliar a capacidade de atuação das prefeituras, permitir atendimento mais eficiente à população e redução de custos com aluguel e manutenção de frotas antigas.
Já a Secretaria da Saúde entregou 136 veículos, sendo 81 carros especiais para a Rede Nascer voltados ao transporte de gestantes e seus bebês para consultas, 35 caminhonetes, 18 ambulâncias, quatro vans e 550 bicicletas elétricas para agentes comunitários, sejam de endemias ou de saúde da família. A ampliação da frota também fortalece ações de atenção primária e prevenção, como o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que passam a contar com bicicletas elétricas para ampliar o alcance das visitas domiciliares.



