Grão produzido em Goiás atende aos critérios do programa de segurança alimentar desenvolvido pelo país asiático
O governador Ronaldo Caiado encaminhou nesta quinta-feira (13/02), durante o The Pulses Conclave 2025, acordo de exportação de feijão-caupi biofortificado para a Índia. Esse grão é produzido em território goiano pela Embrapa Cerrados e possui alto teor nutritivo.
“Isso está sendo desenvolvido por nós. Esse feijão tem maior concentração de ferro, zinco e proteína. É uma leguminosa muito usada pelo brasileiro e também está na cultura do povo indiano”, explicou Caiado.
Atualmente, a Índia executa um programa de segurança alimentar com o objetivo de combater a fome e o déficit nutricional de toda a população. Diante desse cenário, o ministro de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Pralhad Joshi, confirmou a necessidade de importar grãos. Durante o evento, o representante do governo indiano indicou interesse no feijão-caupi biofortificado.
Organizado pela Associação de Grãos e Leguminosas da Índia, o The Pulses Conclave é um evento bianual e ocorre no Centro de Convenções Bharat Mandapam, em Nova Déli. Nesta edição, reuniram produtores, pesquisadores, comerciantes, especialistas e representantes governamentais de várias nações.
LEIA MAIS:
Daniel Vilela vistoria obras no valor de R$ 126 milhões nas GOs 309 e 219 – GOIÁS365