Caiado entrega reconstrução do Terminal Praça A e 21 ônibus elétricos
Etapa do projeto Nova RMTC também inaugura maior estação de recarga do Brasil
O governador Ronaldo Caiado (UB) inaugurou, nesta sexta-feira (30/1), a reforma do Terminal Praça A. Também entregou 21 ônibus elétricos e a maior estação de recarga do Brasil. “Não tem nada semelhante ao que é oferecido hoje à nossa população. São os ônibus mais modernos do mundo”, destacou o chefe do Executivo.
As novidades integram o Projeto Nova RMTC, que investe R$ 2 bilhões para melhorar a qualidade do serviço prestado aos cerca de 530 mil usuários diários de 19 municípios. Caiado lembrou que os avanços ocorrem sem nenhum custo adicional ao cidadão, já que a tarifa de R$ 4,30 não tem reajuste desde 2019.
“É uma parceria que deu certo entre o Estado, as prefeituras e o empresariado. Esse foi o tripé que fez a frota mais verde do país. É a menor produção de CO2 em transporte público no Brasil. Somos comparados aos países mais desenvolvidos em tecnologia, como China e Noruega”, celebrou o governador.
Destinada ao BRT Leste-Oeste Anhanguera, a nova frota anunciada é composta por 16 ônibus elétricos articulados (com 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros) e cinco elétricos biarticulados (28 metros que comportam até 250 pessoas, sendo o maior modelo em operação). Com isso, a Região Metropolitana é a primeira do mundo a operar veículos dessa dimensão em linhas regulares do transporte público urbano.
O evento ocorreu em etapas. Primeiro, na garagem da Metrobus, houve a entrega dos ônibus e da estação de recarga. O eletroposto instalado ali possui 23 carregadores de 240 kW, capacidade para atender 46 ônibus simultaneamente e potência total de 6 MVA. Na sequência, as autoridades embarcaram em um biarticulado e seguiram até a Praça A.
Além do Praça A, outros quatro terminais já foram reconstruídos no corredor da Avenida Anhanguera: Dergo, Novo Mundo, Praça da Bíblia e Senador Canedo. Em breve, o Estado entregará a unidade Padre Pelágio, concluindo integralmente o projeto de requalificação dos terminais do BRT Leste Oeste. As 19 estações que passam pela avenida também já foram reformadas.
Veja como ficou:










