Nome do governador repercute entre lideranças do agronegócio e projeto de disputar presidência em 2026 ganha força
Ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador Ronaldo Caiado (UB) participou de uma motociata, neste domingo (28), em Ribeirão Preto (SP). A cidade recebe a 29ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia. O encontro no interior paulista sinaliza a aproximação de Caiado e Bolsonaro que percorreram juntos ruas e avenidas da cidade. Caiado já enfatizou que deseja concorrer à presidência da República em 2026 com apoio de Bolsonaro e mantém seu nome à disposição para possível candidatura representando o campo ideológico de direita.
O governador de Goiás cumpre uma série de compromissos em eventos do agronegócio e tem ganhado cada vez mais projeção nacional. A recepção na 89ª edição da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em Uberaba (MG), no sábado (27), foi destaque em reportagem da Folha de S. Paulo publicada neste domingo. “Foi recebido com honras pelos pecuaristas presentes no Parque Fernando Costa, que abriga a exposição. Ele [Caiado] caminhou da sede da ABCZ ao palco principal cercado de produtores rurais e foi saudado como presidenciável para 2026”, ressaltou a publicação.
Ao jornal, Caiado enfatizou que, caso Bolsonaro não seja candidato, vai buscar uma posição no pleito ao Palácio do Planalto. “A oposição precisa lançar os seus pré-candidatos. Lógico que a gente vai trabalhar no Brasil todo e vai ver quem que se viabiliza”, afirmou Caiado, que ainda acrescentou: “O presidente da República atual é candidato à reeleição. Então, ele está em campanha todo dia desde que assumiu”.
Defensor do agronegócio brasileiro desde a década de 1980, Caiado foi citado por diversas autoridades presentes na abertura do evento mineiro. “Eu sei o que foi feito lá no início”, afirmou a senadora pelo Mato Grosso do Sul e ex-ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (PP), ao se dirigir ao governador de Goiás. Ela enfatizou que o agronegócio contou com pessoas, como o governador goiano. “Batalharam muito para que a gente pudesse chegar, hoje, com o setor equilibrado, gerando riqueza e renda para o país”, disse.
O nome de Caiado ganhou força não apenas pelo nicho de origem. Político experiente, o gestor reeleito em Goiás construiu vida pública com cinco mandatos na Câmara dos Deputados e um no Senado Federal, lembrou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). “Tem uma história de vida no país, está no seu segundo mandato de governador. É um grande homem, é um grande político e tem bandeiras muito firmes, muito claras. A política, hoje, precisa ter clareza”, afirmou. “Caiado, espero vê-lo em um cargo de maior relevância”, acrescentou Lira.