A obrigatoriedade de os supermercados, estabelecimentos comerciais e varejistas ou atacadistas de venda de alimentos e produtos domésticos colocarem os monitores da caixa registradora de forma visível para o consumidor. É o que dispõe o projeto de lei nº 2391/19, de autoria do deputado Cairo Salim (Pros), em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
“A proposta tem como finalidade proteger um direito básico do consumidor, ou seja, o direito de informação adequada sobre o preço do produto disposto no art. 6°, 111, do Código de Defesa e Proteção do Consumidor (Lei n08.078/90)”, coloca o parlamentar em sua justificativa.
O parlamentar lembra que muitos estabelecimentos comerciais que possuem caixas registradoras deixam o monitor voltado para o funcionário ou colocam produtos, propagandas e outros obstáculos impedindo a visualização e o acompanhamento da compra pelo consumidor.
Cairo Salim ressalta ainda: “A oportunidade de visão dos produtos confere ao consumidor mais um mecanismo de verificação durante a compra, antes de sua finalização, uma vez que tal medida permite minimizar os desgastes de possíveis erros somente após a verificação apenas com o cupom fiscal”.
E conclui: “Trata-se, portanto, de obrigação de fácil cumprimento, podendo ser implementada imediatamente”.
Depois de aprovado nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) da Alego, o projeto está agora na pauta prévia do plenário, em fase de primeira discussão e votação.
Related Posts
Goiás receberá R$ 382,45 milhões do dinheiro da venda do pré-sal
A proposta que define o rateio, entre estados e municípios, de parte dos recursos do leilão de petróleo…
16 de outubro de 2019
Maguito abre campanha no Parque Atheneu
Ação de rua teve também momento virtual, com uma live com o prefeito Gustavo Mendanha O candidato a…
Humberto Teófilo questiona a aproximação do Governo com Carlinhos Cachoeira
Parlamentar criticou a justificativa apresentada pela Codego de que não conhecia o quadro social da empresa Durante a…
Brasil desativa mais de 600 lixões em menos de um ano
Em menos de um ano, foram desativados mais de 600 lixões pelo país. Marco inédito alcançado pelo Brasil,…
3 de maio de 2021
%d