O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco proposta da deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) que prevê a inserção de mensagens de advertências sobre a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres nas propagandas relacionadas a produtos para afazeres domésticos (PL 1943/19).
O texto foi aprovado na forma de um substitutivo elaborado pela relatora, deputada Dra. Vanda Milani (Solidariedade-AC), e vai agora ao Senado.
O projeto integra um acordo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com bancada feminina, feito em março, para votação de propostas de interesse das deputadas.
Estereótipos
A ideia da deputada Rosa Neide é diminuir o estereótipo de que os afazeres domésticos são atribuição exclusiva das mulheres, situação reforçada, segundo ela, pelas propagandas de produtos de limpeza e de utensílios domésticos que colocam apenas mulheres como usuárias. As inserções devem fazer referência às normas legais e constitucionais que garantem igualdade entre homens e mulheres.
“Sabemos que as mudanças culturais se dão quando a população começa a ouvir constantemente o que está regrado na legislação”, disse Neide durante o debate.
Fim da votação
Logo após a votação do PL 1943/19, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), que preside a sessão, informou que não haverá mais votações hoje, apenas discursos de líderes.
Mais informações a seguir.