Proposta foi de autoria da vereadora Camila Rosa em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia promoveu, na noite desta terça-feira (9/9), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico Veterinário. A iniciativa foi proposta pela vereadora Camila Rosa (UB). A data, comemorada anualmente em 9 de setembro, celebra a regulamentação da profissão no Brasil, oficializada em 1933, por meio do Decreto nº 23.133, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.
Na abertura da solenidade, a vereadora Camila Rosa destacou que a sugestão para a realização da homenagem partiu da secretária do Meio Ambiente, Pollyana Borges, ressaltando a relevância do trabalho desempenhado pelos médicos-veterinários. Ela fez questão de enfatizar que os profissionais veterinários são responsáveis não apenas pela proteção animal, mas também pela segurança alimentar das famílias e pelo enfrentamento das zoonoses.
Em seu discurso, a médica-veterinária Isabela Lauria, que representou o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), ressaltou que a profissão é um elo fundamental entre seres humanos e animais, além de mencionar o recente projeto de valorização da categoria em tramitação na Câmara Federal.
A secretária do Meio Ambiente, Pollyana Borges, fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Castração do município, que já realizou mais de 1.200 procedimentos, reforçando o impacto positivo da medicina veterinária no bem-estar animal e na saúde pública.
Já a vereadora Camila Rosa enfatizou que os profissionais veterinários são responsáveis não apenas pela proteção animal, mas também pela segurança alimentar das famílias e pelo enfrentamento das zoonoses.
A sessão foi finalizada com a entrega de certificados aos médicos veterinários homenageados, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.
Também marcaram presença no evento a representante do deputado estadual Cristovão Tormin (PRD), Letícia Fernandes, o juiz da 3ª Vara de Família, Eduardo Tavares e o coordenador da AGEM, Gustavo Peixoto.