Vereadores de Goiânia elegem hoje, de forma antecipada, os novos comandantes da Casa para o biênio 2023/2024. Atual presidente deve ser reconduzido ao cargo
Assim como fez a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a Câmara Municipal de Goiânia antecipou a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. O atual presidente, vereador Romário Policarpo (Patriota), deve ser reconduzido ao cargo na eleição que ocorre na tarde desta quinta-feira (30).
A antecipação das eleições para as mesas diretoras nos legislativos municipais pelo Brasil está acontecendo em vários municípios e pode ganhar a adesão em todo território nacional, já que está virando tendência.
Em Aparecida de Goiânia o assunto ainda não foi tratado publicamente, mas há possibilidade de haver antecipação da eleição da Mesa para o biênio 2023/2024 ainda para este ano, conforme disse um vereador ao Goiás 365.
Para que isso ocorra, primeiro é preciso reformar o Regimento Interno através de projeto de lei. Como as ações da política em Goiânia reverberam em todo o Estado de Goiás, não será surpresa se a antecipação da eleição nas mesas diretoras das câmaras de Aparecida e de vários municípios goianos entrar na pauta de discussões das casas legislativas.
Campo Grande (MS), Campina Grande (PB) e Cabo Frio (RJ) são alguns exemplos de câmaras municipais que já elegeram de forma antecipada suas novas mesas diretoras.
Alego
No caso da Alego, após alteração no Regimento Interno, através do projeto de nº 3912/19, de autoria do deputado Lucas Calil (PSD) e outros, a eleição ocorreu no dia 30 de outubro de 2019, reconduzindo Lissauer Vieira (PSB) como presidente da Casa para o biênio 2022/2023. O projeto também criou o cargo de 3º vice-presidente na Casa.
O projeto da Câmara de Goiânia, de autoria do vereador Juarez Lopes (PDT), permite que o novo pleito seja realizado a qualquer momento, desde que convocado com 48 horas de antecedência.
Além disso, o projeto prevê a criação de quatro novas funções na Mesa Diretora.