Legislativo goianiense aderiu à plataforma digital Tramita GOV.BR, que garante integração, agilidade e segurança de processos administrativos eletrônicos dos órgãos públicos
O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), anunciou nesta segunda-feira (24/3), via redes sociais, que a Casa de Leis agora é uma instituição 100% digital no trâmite de processos administrativos.
A Câmara de Goiânia aderiu ao Tramita GOV.BR, plataforma digital normatizada pela portaria nº 1.363, de 21/02/2025, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
O Tramita GOV.BR é a plataforma que possibilita a comunicação entre os diferentes sistemas de processos administrativos eletrônicos, de forma rápida, segura e transparente, independentemente do sistema utilizado por cada órgão público.
Ao anunciar a integração à plataforma, Romário Policarpo explicou que o que antes levava dias para sua tramitação, agora é feito em minutos, fato que acelera as decisões e melhora os serviços prestados à comunidade.
Ele destacou ainda como essa medida impacta positivamente o cidadão. “Agora, o goianiense poderá acompanhar o andamento dos processos de forma segura, online e em tempo real. E mais: eliminamos o excesso de papel, reduzimos custos com impressão e transporte, e aceleramos a tomada de decisões importantes para a cidade”, declarou.
De acordo com o presidente, a Câmara de Goiânia segue avançando, está cada vez mais moderna e transparente. Ele agradeceu ao apoio da equipe de Tecnologia da Informação (TI) que possibilitou a adesão ao Tramita GOV.BR. “É um novo tempo na gestão pública! Mais conectada, mais moderna, mais eficiente”, acrescentou Policarpo.
Objetivos
• Integrar os sistemas de processos administrativos eletrônicos
• Garantir a segurança, integridade e agilidade dos processos
• Reduzir custos no serviço público
Vantagens
• Permite a comunicação entre diferentes sistemas, independentemente do sistema utilizado pelo órgão
• Integra os sistemas SEI, SAPIENS, e-DOC, SIPAC Protocolo, SUAP, entre outros
Quem usa
• Órgãos públicos federais, estaduais e municipais, tribunais e ministérios públicos, entre outros.
Como funciona
• A integração entre os sistemas é possível desde que seja desenvolvida uma solução capaz de interpretar o padrão de comunicação
• O Tramita GOV.BR é uma solução do Processo Eletrônico Nacional (PEN)