Câmara de Goiânia já está 100% digital na tramitação de processos administrativos

Vereador Romário Policarpo: gestão pública mais conectada, mais moderna e mais eficiente – (Foto Gustavo Mendes/Câmara de Goiânia)

Legislativo goianiense aderiu à plataforma digital Tramita GOV.BR, que garante integração, agilidade e segurança de processos administrativos eletrônicos dos órgãos públicos

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), anunciou nesta segunda-feira (24/3), via redes sociais, que a Casa de Leis agora é uma instituição 100% digital no trâmite de processos administrativos.

A Câmara de Goiânia aderiu ao Tramita GOV.BR, plataforma digital normatizada pela portaria nº 1.363, de 21/02/2025, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

O Tramita GOV.BR é a plataforma que possibilita a comunicação entre os diferentes sistemas de processos administrativos eletrônicos, de forma rápida, segura e transparente, independentemente do sistema utilizado por cada órgão público.

Ao anunciar a integração à plataforma, Romário Policarpo explicou que o que antes levava dias para sua tramitação, agora é feito em minutos, fato que acelera as decisões e melhora os serviços prestados à comunidade.

Ele destacou ainda como essa medida impacta positivamente o cidadão. “Agora, o goianiense poderá acompanhar o andamento dos processos de forma segura, online e em tempo real. E mais: eliminamos o excesso de papel, reduzimos custos com impressão e transporte, e aceleramos a tomada de decisões importantes para a cidade”, declarou.

De acordo com o presidente, a Câmara de Goiânia segue avançando, está cada vez mais moderna e transparente. Ele agradeceu ao apoio da equipe de Tecnologia da Informação (TI) que possibilitou a adesão ao Tramita GOV.BR. “É um novo tempo na gestão pública! Mais conectada, mais moderna, mais eficiente”, acrescentou Policarpo.

Objetivos

•       Integrar os sistemas de processos administrativos eletrônicos

•       Garantir a segurança, integridade e agilidade dos processos

•       Reduzir custos no serviço público

Vantagens

•       Permite a comunicação entre diferentes sistemas, independentemente do sistema utilizado pelo órgão

•       Integra os sistemas SEI, SAPIENS, e-DOC, SIPAC Protocolo, SUAP, entre outros

Quem usa

•       Órgãos públicos federais, estaduais e municipais, tribunais e ministérios públicos, entre outros.

Como funciona

•       A integração entre os sistemas é possível desde que seja desenvolvida uma solução capaz de interpretar o padrão de comunicação

•       O Tramita GOV.BR é uma solução do Processo Eletrônico Nacional (PEN)

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