Campanha Dezembro Vermelho é iniciada em Aparecida de Goiânia

A campanha Dezembro Vermelho 2020 teve início nesta terça-feira (01) em Aparecida de Goiânia com uma ação de massificação da testagem para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os exames rápidos, com resultado em menos de 30 minutos, podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ideia é aproveitar a onda de conscientização para a prevenção contra doenças evitáveis adotada por todos durante a pandemia.

“A atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis e também as parcerias sexuais, quando ocorrida no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão e melhora a qualidade de vida dessas pessoas. Por isso, é fundamental uma orientação para a prevenção contra a transmissão e também contra novas infecções”, pontua a coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Daniele de Oliveira Prates.

Segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Brasil registra anualmente cerca de 40 mil casos de infecção pelo HIV. Uma média de 69% em homens e 31% em mulheres, principalmente na faixa etária de 20 a 34 anos (52,7% dos casos). Em Aparecida foram notificados um total de 2.299 casos HIV/AIDS. Em 2019 foram notificados 260 casos e 188 em 2020, sendo 80, 3% (151) dos casos em homens e 19, 7% (37) dos casos em mulheres.

Total
0
Shares
Related Posts