Centro de Acolhimento e Tratamento Animal de Aparecida começa a funcionar em novembro

Primeira-dama Lana Bezerra e a secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, visitam obras do Centro de Acolhimento e Tratamento Animal – (Foto Rodrigo Estrela/Secom Aparecida)

Obra da prefeitura reforça o compromisso da gestão Vilela com o bem-estar animal e amplia o Programa PATA, que já ultrapassou 1,5 mil castrações gratuitas este ano

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), avança na construção do Centro de Acolhimento e Tratamento Animal (CATA), novo espaço que vai receber temporariamente cães e gatos resgatados das ruas após os procedimentos de castração realizados pelo Programa de Atenção e Tratamento Animal (PATA).

Em visita às obras nesta segunda-feira (20/10), a primeira-dama Lana Bezerra e a secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, informaram que, em novembro, o espaço começa a receber animais resgatados e levados por protetores e ONGs, garantindo um ambiente seguro e adequado para o período de recuperação.

Avanço histórico

Idealizado pelo prefeito Leandro Vilela e pela primeira-dama Lana Bezerra e sob a responsabilidade da SEMMA, o CATA amplia a estrutura do programa e representa um avanço histórico na causa animal em Aparecida, oferecendo local adequado para que os animais se recuperem com segurança antes de retornarem à comunidade ou participarem de feiras de adoção.

“Estamos hoje com uma nova obra aqui no PATA, que é o CATA, o local onde os animais ficarão em recuperação após a castração. É mais um projeto da Prefeitura por meio da SEMMA, voltado ao bem-estar animal e ao cuidado com os bichinhos que são resgatados nas ruas. É um sonho que está virando realidade”, afirmou Lana Bezerra.

 “É uma obra muito importante, porque os animais que forem resgatados por protetores, ONGs e também por cuidadores independentes, terão um local adequado para se recuperar após a castração. Agradeço ao nosso prefeito Leandro Vilela por confiar em nosso trabalho e permitir que o programa avance cada vez mais”, declarou Pollyana Borges.

Ao todo estão sendo construídas 22 baias, destinadas exclusivamente à recuperação de cães e gatos no período de pré e pós-operatório. “O espaço não funcionará como abrigo permanente, mas como um local temporário de acolhimento e cuidado”, reforçou a secretária de Meio Ambiente.

Referência na causa animal

Desde sua inauguração em 23 de maio, o Centro de Castração do PATA já realizou mais de 1,5 mil cirurgias, consolidando Aparecida de Goiânia como referência em saúde pública, bem-estar animal e gestão responsável dos recursos públicos, já que o espaço foi construído com recursos de multas e notificações realizadas pela SEMMA por crimes ao meio ambiente.

Como ter acesso a castração gratuita

O PATA oferece castração gratuita de cães e gatos para famílias inscritas no CadÚnico, protetores independentes e organizações não governamentais (ONGs) devidamente cadastradas.

A unidade conta com equipe multidisciplinar formada por médico-veterinário, cirurgião, anestesista, farmacêutico e auxiliares. Além das cirurgias, o programa também oferece vacinação e microchipagem dos animais, fortalecendo o controle populacional e o cuidado com a saúde pública.

Para ter acesso ao serviço, os tutores devem realizar o cadastro prévio no site oficial do programa:https:

https://pata.aparecida.go.gov.br/home

Total
0
Shares
Related Posts