A configuração partidária da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, a partir de 2021, terá algumas similaridades com a situação atual. O MDB se mantém como a maior bancada de vereadores, com 6 eleitos neste domingo (15), seguido pelo Progressistas, com 3 vereadores eleitos. Atualmente os dois partidos detém a maioria na Casa, com 10 emedebistas e 6 progressistas.
Quatro partidos tiveram dois eleitos cada. São eles: PSD, PSDB, PTC e Cidadania. O PTC mantém sua bancada com dois parlamentares. Os outros três citados não possuem vereadores na atual Legislatura.
Outros oito partidos tiveram pelo menos um representante eleito. São eles: PV, PSB, PL, Solidariedade, Republicanos, Podemos, PDT e PSC. Em comparação a próxima legislatura, o PL e o Republicanos perderam um parlamentar, cada. PSB manteve a representatividade de um parlamentar. Já os demais não são representados na atual configuração partidária.
Bancada feminina
A Câmara Municipal de Aparecida passa a ter em 2021 uma bancada feminina formada por Camila Rosa (PSD) e Valéria Pettersen (MDB). Na atual Legislatura a Casa de Leis não possui nenhuma vereadora eleita.
Oposição
A tendência é que o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) mantenha ampla maioria na Casa de Leis em 2021, assim como foi nos últimos anos. Uma vez que apenas Marcelo da Saúde, que integra o PSC, partido de oposição, foi eleito nas eleições deste ano. Atualmente o único opositor ao emedebista é Manoel Nascimento (DEM).
Confira as bancadas:
MDB – André Fortaleza, Gilsão Meu Povo, Gleison Flavio, Elio Bonsucesso, Valéria Pettersen, Araújo
Progressistas – Lelis Pereira, Erivelton Contador e Fabio Ideal
PSD – Camila Rosa e Hans Miller
PTC – Edinho e Leandro da Pamonharia
Cidadania – Domingos Rodrigues e Sandro Oliveira
PSDB – Diony Nery e Zé Filho
Republicanos – Marcus Miranda
PL – Isaac Martins
PSB – Willian Panda
Solidariedade – Kezio Montalvão
PV – Getulio Andrade
PDT – Amendoim
Podemos – Roberto Chaveiro
PSC – Marcelo da Saúde