O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado participaram do evento no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás
Brincadeiras, presentes e alegria. Assim foi a festa em celebração ao Dia das Crianças realizada na manhã desta sexta-feira (10/10), no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado distribuíram brinquedos para cerca de 40 pacientes.
“Estamos comemorando com as crianças e podendo dizer: valeu a pena”, Caiado em referência ao pleno funcionamento do hospital, que foi inaugurado há 15 dias.
Com direito a ambiente decorado, a festa ofereceu oficinas de escultura de balões, pintura de rosto, diversão com palhaços e personagens de heróis, além de um lanche cujo cardápio foi previamente aprovado pela equipe de nutrição do Cora.
Superação das dificuldades
Na visita à unidade, Caiado lembrou da superação e das dificuldades para construir a estrutura, que hoje oferece tecnologia de ponta e profissionais qualificados para tratar o câncer infantojuvenil. “Aqui, defendemos o que há de mais digno, que é vida e esperança”, afirmou.
Processo de tratamento
Para a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, a realização de momentos lúdicos tendem a contribuir positivamente com o processo de tratamento. Iniciativas como essa, explicou, também beneficiam os adultos que acompanham a realidade de perto. “Eu sou mãe e sei que, quando se vê um filho feliz, a gente fica feliz também”, disse a primeira-dama.
A celebração reuniu pacientes internados na unidade e também os que foram até o local para consulta ou procedimentos, além dos seus acompanhantes.
Mãe de Deny Lohan, menino de três anos que está internado no Cora, Luciana Ribeiro aprovou a iniciativa. “Gostei do evento, é muito bom para as crianças. Meu filho ama essas coisas”, disse. “Desde que chegamos, fomos muito bem recebidos. Gosto muito daqui”, acrescentou.
As atividades oferecidas durante a festa foram realizadas por membros da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “É tão bom ver a alegria no rosto dessas crianças. Estaremos de volta no Natal, para que elas possam sentir esse carinho que o Governo de Goiás tem por todas elas”, disse a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
Referência
Primeira unidade pública exclusiva para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer, o Cora conta com 60 leitos (48 de internação e 12 de observação), UTI pediátrica, unidade de quimioterapia, centro cirúrgico para procedimentos de alta complexidade e transplante de medula óssea.
Em pouco mais de 110 dias de funcionamento, a unidade atendeu 161 casos novos e diagnosticou 80 casos oncológicos, que já iniciaram o tratamento. Nesse período, foram realizadas 334 cirurgias; 834 consultas médicas e 1543 consultas multidisciplinares; 204 internações em enfermaria; 49 admissões em UTI e centenas de exames.