As aeronaves brasileiras trouxeram 34 passageiros, entre brasileiros e cônjuges chineses
As duas aeronaves VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea Brasileira (FAB) destacadas para repatriar os brasileiros que estavam em Wuhan, China, devido ao surto do novo coronavírus (2019-nCoV), pousaram na Base Aérea de Anápolis às 6h05 e 6h11 deste domingo (9).
Osa repatriados vão ficar em quarentena no local por 18 dias. O Ministério da Defesa informou que todos os passageiros estão bem de saúde e assintomáticos.
Ao todo, segundo a FAB, as aeronaves trouxeram 34 passageiros – entre brasileiros e cônjuges chineses – que estavam em Wuhan, epicentro do surto do coronavírus. Além deles, também viajou uma equipe de apoio com 24
Os passageiros desceram usando máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus. Eles eram orientados por uma equipe, que vestia macacões amarelos.
Os Hotéis de Trânsito da Base Aérea de Anápolis foram adaptados para recebê-los. No local, os repatriados serão obrigados a usar máscaras quando estiverem fora dos quartos. Além disso, terão a saúde monitorada três vezes ao dia.
Repatriados
- 4 chineses casados com brasileiros;
- 7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
- 23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).
A tripulação das aeronaves é formada por:
- 14 médicos;
- 8 tripulantes;
- 2 jornalistas.
Seis estrangeiros tiveram autorização do governo federal para embarcar nos aviões. Um indiano não viajou por problemas no passaporte. Os demais desembarcaram na Polônia:
- 4 poloneses;
. 1 chinês.