Governador Ronaldo Caiado decreta luto oficial de três dias pela morte do escritor
O escritor Waldomiro Bariani Ortêncio morreu nesta sexta-feira (15), em Goiânia, aos 100 anos, completados em julho deste ano.
O corpo será velado no Cemitério Jardim das Palmeiras, na Capital, a partir das 6 horas da manhã deste sábado (16).
Bariani Ortêncio, como era conhecido, sofreu um AVC no carnaval de 2022 e, desde então, recebia visitas de amigos e familiares em casa, onde faleceu rodeado pelos filhos.
Além de escritor, Bariani Ortêncio foi produtor musical, pesquisador da cultura e do folclore de Goiás, colunista do Jornal O Popular, proprietário do Bazar Paulistinha e tem mais de 50 livros publicados.
“O que foi pelo sertão” foi o primeiro livro publicado por ele,. em 1956. É autor ainda de A Cozinha Goiana, de 1967, Dicionário do Brasil Central, de 1983, e Medicina Popular do Centro-Oeste, e 1997.
Na sua juventude foi atleta e jogou como goleiro do Atlético Clube Goianiense.
O escritor deixa seis filhos e uma obra que é referência para a cultura goiana e brasileira.
Luto oficial
O governador Ronaldo Caiado (UB) decretou luto oficial de três dias pela morte do escritor. “A história de Goiás perdeu hoje um dos seus gigantes. É impossível contar a história do nosso estado sem passar por suas palavras, pelos causos e pelo imenso repertório cultural que ele guardava e pode compartilhar em suas obras”, destacou Caiado em nota de pesar.