Início Cidades Corpo de Bariani Ortêncio será velado no Jardim das Palmeiras

Corpo de Bariani Ortêncio será velado no Jardim das Palmeiras

Bariani Ortêncio deixa seu nome marcado como um dos maiores intelectuais da história de Goiás - (Foto Arquivo)

Governador Ronaldo Caiado decreta luto oficial de três dias pela morte do escritor

O escritor Waldomiro Bariani Ortêncio morreu nesta sexta-feira (15), em Goiânia, aos 100 anos, completados em julho deste ano.

O corpo será velado no Cemitério Jardim das Palmeiras, na Capital, a partir das 6 horas da manhã deste sábado (16).

Bariani Ortêncio, como era conhecido, sofreu um AVC no carnaval de 2022 e, desde então, recebia visitas de amigos e familiares em casa, onde faleceu rodeado pelos filhos.

Além de escritor, Bariani Ortêncio foi produtor musical, pesquisador da cultura e do folclore de Goiás, colunista do Jornal O Popular, proprietário do Bazar Paulistinha e tem mais de 50 livros publicados.

“O que foi pelo sertão” foi o primeiro livro publicado por ele,. em 1956. É autor ainda de A Cozinha Goiana, de 1967, Dicionário do Brasil Central, de 1983, e Medicina Popular do Centro-Oeste, e 1997.

Na sua juventude foi atleta e jogou como goleiro do Atlético Clube Goianiense.

O escritor deixa seis filhos e uma obra que é referência para a cultura goiana e brasileira.

Luto oficial

O governador Ronaldo Caiado (UB) decretou luto oficial de três dias pela morte do escritor. “A história de Goiás perdeu hoje um dos seus gigantes. É impossível contar a história do nosso estado sem passar por suas palavras, pelos causos e pelo imenso repertório cultural que ele guardava e pode compartilhar em suas obras”, destacou Caiado em nota de pesar.