COVID-19: Aparecida inicia vacinação em portadores de comorbidades

Aplicação da primeira dose nesse público será feita sem necessidade de agendamento prévio – (Foto Enio Medeiros/Secom Aparecida)

Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu formulário padrão a ser utilizado para atestar doenças. Município recebeu 14,5 mil novas doses da AstraZeneca para iniciar a vacinação desse público

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) inicia nesta quinta-feira (6), a vacinação contra a Covid-19 em pessoas portadoras de comorbidades seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A aplicação da primeira dose nesse público será feita sem necessidade de agendamento prévio nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, no Centro de Especialidades, e no Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim a imunização ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura: aparecida.go.gov.br. As vagas já estão disponíveis na plataforma.

Para iniciar a vacinação de portadores de comorbidades, o município recebeu 14,5 mil novas doses da AstraZeneca na tarde desta terça-feira (4). Nessa primeira etapa da fase das comorbidades, serão contempladas, de acordo com o quantitativo de doses disponível:

  • Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;

Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos (Serão vacinados in loco nas clínicas de tratamento);

  • Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;
  • Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;
  • Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

Laudo médico

A SMS desenvolveu um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. No entanto, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas.

Fases

Após a vacinação desse primeiro grupo que se inicia nesta quinta-feira (6), outras comorbidades serão atendidas.

diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática.

Doses recebidas

Para iniciar a vacinação de portadores de comorbidades, o município recebeu 14,5 mil novas doses da AstraZeneca na tarde desta terça-feira (4). Ao todo, desde o início da Campanha, em 20 de janeiro, Aparecida recebeu 139.650 doses. Dessas, 93.450 para a primeira aplicação e 46.200 para a segunda aplicação.

Total
0
Shares
Related Posts