Covid-19: Aparecida registra queda no índice de contágio

O Comitê de Prevenção definiu que o município seguirá no cenário amarelo de risco moderado pelos próximos dias – (Foto: Claudivino Antunes)

Conforme parâmetros do Imperial College de Londres, o município apresenta desaceleração da pandemia

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentados em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia, apontam para queda no índice de contágio. Durante reunião, realizada na última sexta-feira (16), o quadro epidemiológico do município foi apresentado com índice R de 0,88.

Isso significa que cada 100 pessoas com a doença podem contaminar outras 88, o que indica uma tendência de desaceleração da propagação do vírus, conforme parâmetros definidos pelo Imperial College de Londres. Esse índice é um dos oito indicadores adotados pelas autoridades de saúde na análise da propagação da Covid-19.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, o indicador R em Aparecida é calculado com base em cerca de 1,5 mil testes diários. Para Magalhães, os efeitos da desaceleração da pandemia já podem ser observados nas unidades hospitalares.

“Percebemos uma queda no número de óbitos e notamos também uma menor pressão sobre a nossa rede de saúde. Isso demonstra que o nosso trabalho, o tratamento dos contaminados, a testagem em massa e o isolamento social têm dado resultado”, argumentou.

Devido ao patamar alcançado, o Comitê de Prevenção definiu que o município seguirá nos próximos dias no cenário amarelo, que é de risco classificado como moderado. Neste cenário, duas macrozonas fecham um dia da semana de segunda a sexta-feira e a cidade inteira fecha aos domingos.

“Se a população continuar seguindo as regras, nas próximas semanas poderemos voltar para o cenário verde de risco baixo”, pontuou Alessandro Magalhães.

Total
0
Shares
Related Posts