Pronunciamento do presidente da República pode significar um verdadeiro “all in” diante da crise provocada pela pandemia do coronavírus
Por Marcelo Mendes
O pronunciamento feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), na noite desta terça-feira (24), pode ser tratado como uma verdadeira aposta. O significado disso pode resultar em duas situações: se fortalecer em um momento de instabilidade caso as suas atitudes estejam corretas, algo que será possível avaliar precisamente em pelo menos 60 dias; ou criar uma turbulência incontrolável em seu governo, caso esteja errado e os efeitos da pandemia sejam catastróficos para o país, que pode resultar no fim do seu governo.
Fato é que o presidente fez um verdadeiro “all in”, tacada conhecida no jogo de Poker, quando o jogador aposta todas as fichas em uma única mão. A estratégia de Bolsonaro vai na contramão do que os governadores, secretários de saúde, pesquisadores, médicos infectologistas, líderes da Organização Mundial da Saúde e de diversos países do mundo têm adotado ou recomendado. Além de contrariar o núcleo de seu governo, aquele que é formado por técnicos e não por seus familiares.
A tendência é de que a pressão aumente e que os governadores, que tomaram atitudes por conta própria, juntamente com seus secretários de saúde, criem um movimento contrário às recomendações do presidente, de retomar as aulas e reabrir o comércio.
Se Bolsonaro estiver certo, poderá utilizar este momento como argumento que sempre defende, de que todos sempre estão contra ele e que os governadores utilizam a pandemia com objetivo político. Caso esteja errado, será o fim de seu governo, pois ficará desacreditado e dará munição para oposição agir de maneira contundente. A aposta foi feita pelo presidente, agora nos resta aguardar o resultado desse jogo.