COVID-19: Butantan fará a primeira vacina 100% brasileira

Governador de São Paulo, João Doria, e diretor-presidente do Butantan, Dimas Covas, falam sobre a ButanVac – (Foto Divulgação Secom/SP)

Testes clínicos da ButanVac devem começar já no próximo mês; imunizante será produzido sem depender da importação de IFA

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (26) que o Instituto Butantan, ligado ao Governo do Estado de São Paulo, iniciou o desenvolvimento e a produção-piloto da primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus.

A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos com o novo imunizante comecem já em abril, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A ButanVac será uma vacina desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). Os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram promissores, o que permite evoluir para estudos clínicos em humanos.

A produção da ButanVac ocorrerá a partir do cultivo de cepas em ovos de galinha, que gera doses de vacinas inativadas, feitas com fragmentos de vírus mortos.

O diretor-presidente do Butantan, Dimas Covas, afirmou que será possível entregar a vacina brasileira ainda neste ano. “Após o final da produção da vacina contra Influenza, em maio, poderemos iniciar imediatamente a produção da Butanvac”, afirmou.

A parceria com a Sinovac será mantida, e não haverá nenhuma alteração no cronograma dos insumos vindos da China.

Total
0
Shares
Related Posts