Serviços de Saúde de urgência e emergência, supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis e delivery de alimentos são exceção
Com o aumento expressivo dos casos de Covid-19 nos últimos dias, Aparecida de Goiânia entrou em risco moderado, ou seja, no cenário amarelo. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até às 17h desta quarta-feira (24) Aparecida contabilizava 2.020 pessoas contaminadas com Covid-19. Além desse número, as UTIs públicas atingiram 49% de ocupação e as privadas já estão com 100% dos leitos ocupados.
Por conta deste cenário, medidas mais drásticas, como a ampliação do escalonamento regional, precisaram ser tomadas nesta semana para proteger as pessoas da cidade.
O sistema de cenários em cores é baseado nos números da Covid-19 em Aparecida e nas diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde (MS). Cenário Verde, risco baixo, define que cada macrozona fecha uma vez de segunda a sexta-feira.
Cenário Amarelo, risco moderado, define que cada macrozona fecha uma vez de segunda a sexta-feira e todas as macrozonas fecham aos domingos. Cenário Laranja, risco alto, define que cada macrozona fecha duas vezes de segunda a sexta-feira e todas as macrozonas fecham aos sábados a partir das 13h e aos domingos.
Cenário Vermelho, risco altíssimo, define que cada macrozona fecha três vezes de segunda a sexta-feira e todas as macrozonas ficam fechadas aos sábados e domingos.
Exceções
Com o escalonamento regional no cenário amarelos as exceções, somente para os domingos são: serviços de Saúde de urgência e emergência, supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis e delivery de alimentos. Também fazem parte das exceções, os serviços listados no artigo 7º da Portaria 035/2020, que são os mesmos delimitados no escalonamento regional nos dias da semana.