Resultados foram obtidos por meio da testagem domiciliar promovida pela Prefeitura em parceria com a UFG
A pesquisa realizada por meio da testagem domiciliar em Aparecida de Goiânia constatou que a cada caso registrado no município, outros 17 não são notificados. O estudo foi realizado pela Prefeitura de Aparecida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Os pesquisadores visitaram 1.208 residências de sete regiões da cidade entre os dias 08 a 13 de maio. Os profissionais de saúde e pesquisadores aplicaram testes rápidos para Covid-19 e questionários socioepidemiológicos junto aos entrevistados. Os resultados obtidos apontaram, dentre outros aspectos, a prevalência da doença, a projeção da subnotificação, a região com maior incidência e hábitos da população durante o período de isolamento.
A pesquisa apontou o resultado de que cinco pessoas já tinham se infectado na cidade e não tinham conhecimento disso. A equipe técnica responsável pela pesquisa constatou que a prevalência é de 0,41%. Aplicando esse percentual na população de Aparecida e segundo os dados sobre os casos confirmados à época, concluiu-se que a cada caso notificado pela Secretaria Municipal de Saúde, outros 17 passam despercebidos.