Imunizante Versamune MCTI foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aprovação
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, falou nesta segunda-feira (05) sobre o desenvolvimento e prazos da Versamune MCTI – um imunizante contra a Covid-19 100% brasileiro que foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação.
Segundo o ministro, o governo espera que as fases de testes obrigatórias para o uso amplo da vacina ocorram ainda este ano. As fases 1 e 2 deverão contar com 360 pacientes cada. A fase 3 – que testa a vacina em um grupo maior e mais diverso de pacientes – deverá contar com 20 mil pessoas.
“Esperamos que os testes aconteçam ainda neste ano, pelo menos para ter uma abertura em emergência da fase 3. Havendo eficiência e segurança comprovadas, a vacina será usada aqui no Brasil”, afirmou Pontes.
Marcos Pontes informou que há outras vacinas e remédios em desenvolvimento avançado contra a Covid-19. “Nossa estratégia funciona em três eixos. Neste ano, o eixo é comprar vacinas internacionais e aplicar na população o mais rápido possível, para cercar o vírus. Na segunda perna, estão as vacinas nacionais, que podem ajudar este ano, mas que terão papel fundamental no ano que vem. A terceira parte é a construção de um centro de vacinas que possa produzir vacinas rapidamente para outras doenças e outras pandemias. Tudo isso está sendo feito em paralelo”, explicou.