CUIDADO: banco não cancela Pix enviado para a conta errada

As transações via Pix acontecem em, no máximo, 10 segundos – (Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Emissor só terá dinheiro de volta se recebedor o devolver de boa vontade

O Pix é a ferramenta de transferência instantânea de dinheiro criada pelo Banco Central do Brasil há cerca de um ano e caiu no gosto do brasileiro.

Esse instrumento é hoje o principal método de transações do país, superando TED, DOC, boletos e cheques somados. O sucesso é total.

Tudo muito cômodo e agradável, já que você faz um Pix em qualquer lugar, basta acessar seu aplicativo bancário no aparelho celular e clicar. Pronto. Transação efetivada.

Mas, cuidado. Todo mundo comete erros, principalmente por causa da pressa e, às vezes, da falta de atenção. Assim, na hora de realizar a transferência de dinheiro para uma conta, pode ser que você digite um número errado e a quantia vai para a conta de outra pessoa. Esse erro é fatal.

As transações acontecem em, no máximo, 10 segundos. Por isso, após enviar o dinheiro, não dá para cancelar a operação. De cardo com Banco Central, é preciso conferir o número da conta, agência e valores antes de clicar em “ir”, “enviar”, concluir”, pois a única maneira de cancelar um Pix é antes de enviá-lo.

O cliente até pode entrar em contato com sua instituição financeira para verificar se é possível fazer alguma coisa para reaver a quantia, mas isso não garante que será estornada.

Alternativa

Tem como reaver o dinheiro enviado erroneamente a outra pessoa? Tem, sim, mas para isso o recebedor dever ser uma pessoa conhecida. Você entra em contado com ela e solicita a devolução explicando o erro.

A outra maneira é se o recebedor for desconhecido, ao qual você não tem endereço, nem telefone, resolver devolver o dinheiro de boa vontade.

Ou seja, você precisará contar com a honestidade dos outros, caso cometa engano na hora de transferir dinheiro via Pix.

Se esse não for o caso, infelizmente não há uma maneira oficial de recuperar o dinheiro.

Total
27
Shares
Related Posts