Como último a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) desta terça-feira, 04, o deputado Talles Barreto (PSDB) manifestou posicionamento favorável à manutenção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A Alego discute a possibilidade de extinção do órgão por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apresentada pelo deputado Henrique Arantes (MDB).
Barreto disse ter visitado prefeitos e líderes de entidades representativas dos 246 municípios goianos e todos, segundo ele, defendem a continuidade do TCM. “Os prefeitos estão satisfeitos com a fiscalização do TCM”, afirmou o parlamentar.
O deputado defendeu, ainda, que outros órgãos como Ministério Público Estadual (MP-GO) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Goiás, sejam chamados para discutir a possibilidade de extinção do tribunal. “Devemos realizar essa audiência pública. Nós temos que ouvir também os meios que são relacionados ao tribunal. Não podemos decidir isso sozinhos”, argumentou o peessedebista.
A Proposta de Emenda Constitucional, que prevê a extinção do TCM, tramita na Alego por meio do processo legislativo nº 5022/21 e se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda o prazo de 10 sessões ordinárias e de apresentação de emendas parlamentares. A PEC prevê a extinção do tribunal, dos cargos de conselheiros e que todos os servidores efetivos sejam incorporados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), inclusive, repassando ao órgão as atribuições de julgamento das contas dos municípios.
Related Posts
Governo de Goiás vai criar o Programa Universitário do Bem
A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais,…
2 de dezembro de 2020
Cairo Salim propõe ampliar publicidade e transparência acerca das pessoas imunizadas contra covid-19
Publicidade e transparência acerca das pessoas imunizadas e do processo de imunização contra a covid-19 no estado de…
13 de maio de 2021
Formulário nacional que avalia risco de violência contra a mulher agora é lei
Instrumento usado na prevenção e enfrentamento de crimes e violência doméstica e familiar contra a mulher, o Formulário…
13 de maio de 2021
Comitê flagra festas clandestinas na capital e Grande São Paulo
O Comitê de Blitz, formado pela Vigilância Sanitária, Procon e agentes de segurança, flagrou diversas festas clandestinas ocorrendo…
26 de abril de 2021