Vice-governador e comitiva goiana fizeram visita técnica à Xion’an, cidade construída “do zero”
Neste domingo (18), a comitiva de Goiás que está na China fez uma visita técnica a pontos estratégicos da cidade de Xion’an, considerada referência mundial em “cidade inteligente”. Projetada para abrigar até 6 milhões de pessoas e que será “inaugurada” em dois anos, a cidade foi idealizada como capital administrativa da China e ainda vai desafogar uma grande metrópole como Beijing – distante a 100 quilômetros -, a capital “oficial”, que tem hoje mais de 23 milhões de habitantes.
O vice-governador afirmou que, “guardadas as devidas proporções”, projetos e ações executadas em Xion’an e alicerçados em pilares como tecnologia e inovação servem de inspiração para Goiás.
“Foi uma experiência riquíssima, tivemos acesso a informações sobre tudo que há de mais moderno à infraestrutura urbana, planejamento, cidade digital”, pontuou.
Para Daniel Vilela, os pontos altos de Xion’an são o uso da tecnologia para questões como trafegabilidade, mobilidade e segurança pública.
“Assim que Xion’an for concluída, não abriremos mão da formalização de acordos comerciais, tratados de cooperação, transferência de tecnologia, enfim, tudo que poderá ser de muito bom proveito para Goiás”, destacou Daniel Vilela.