Vice-governador foi homenageado durante evento que marcou as comemorações dos 69 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras
Durante a celebração dos 69 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) nesta terça-feira (14/10), em Goiânia, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou Goiás é hoje o estado que tem a maior rede de proteção social do Brasil e, ao mesmo tempo, a melhor avaliação fiscal do país, fato que mostra que o governo está no rumo certo.
Ao lado do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, Daniel destacou ainda que o Governo de Goiás seguirá ao lado do setor cooperativista para ampliar oportunidades e fortalecer a economia regional.
Com mais de 20% do PIB estadual administrado por cooperativas, Goiás consolida um dos ecossistemas mais dinâmicos do país no setor. “A maior empresa goiana é uma cooperativa. Isso mostra a força desse setor, que gera emprego, renda e oportunidades em todo o Estado”, observou Daniel.
Comenda do Mérito Cooperativo
Durante a solenidade, o vice-governador recebeu a Comenda do Mérito Cooperativo 2025, concedida pela Casa do Cooperativismo Goiano a personalidades que contribuem para o desenvolvimento e a prosperidade do setor.
A homenagem também foi entregue a Lajose Alves Godinho, considerado pioneiro do cooperativismo em Goiás, e ao ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, atual chefe global de políticas públicas do Nubank.
Ambiente de crescimento
O Governo de Goiás tem implementado políticas públicas que fortalecem o cooperativismo, como o programa Coopera Goiás, criado em 2020, e que é resultado da parceria entre a gestão estadual e o Sistema OCB/GO.
Em discurso, o presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, ressaltou “o peso que o cooperativismo tem para o Estado de Goiás, uma vez que as cooperativas já administram cerca de 20% do PIB goiano” e têm papel decisivo na geração de trabalho e renda.
Cooperativismo Goiano
Segundo o Panorama do Cooperativismo Goiano 2025, o Estado reúne 266 cooperativas e mais de 666 mil cooperados, com um crescimento de 23,7% nos últimos cinco anos.
Sobre o modelo do sistema, o presidente nacional do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirmou que “as cooperativas armazenam, poupam e cultivam confiança – o insumo mais raro da humanidade hoje”.