Orientação é para que a população evite toma banho de chuva
Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Juliano Cardoso emitiu nota à imprensa alertando para os perigos nas chuvas “acidas precipitam em meio à ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas” que estão previstas pra os próximos dias.
Ele pede também à população que evite tomar banho de chuva. A Defesa Civil comunica que as chuvas ácidas podem provocar irritações na pele.
Veja a íntegra da nota:
“O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa sobre a proximidade de chuvas em Goiânia e Região Metropolitana.
Portanto, a Defesa Civil de Aparecida de Goiânia alerta que, quando caírem, poderão vir em formas de chuvas ácidas que precipitam em meio à ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas e que isso requer cuidado especial da população.
São chuvas diferentes, com formações abruptas, ventos fortes, iguais a pequenos tornados e possíveis descargas elétricas que trazem riscos à população e podem causar prejuízos econômicos.
Essas chuvas são consideradas ácidas porque possuem grande quantidade de resultante de dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.
Os principais responsáveis pela acidez são gases e partículas ricas em enxofre e azoto presentes na atmosfera terrestre. Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes na água estão o longo período de estiagem, os incêndios e a poluição causada por combustíveis e indústrias.
A recomendação é que, especialmente nos primeiros dias de chuvas, a população evite tomar banho de chuva. O contato com a chamada chuva ácida pode ocasionar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior”.