Joel Sant’Anna Braga perdeu o cargo de diretor na Assembleia Legislativa. O irmão Adriano Baldy deixou a Secretaria Estadual de Cultura
No mesmo dia da demissão do Secretário Estadual de Cultura, Adriano Baldy, publicada na edição desta terça-feira (26) no Diário Oficial do Estado (DOE), outro irmão do presidente estadual do Progressistas, Alexandre Baldy, foi demitido da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Joel Sant’Anna Braga ocupava a diretoria de Articulação Política da Alego. A demissão ordenada pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), foi confirmada na manhã desta quarta-feira (27).
As demissões mostram o alinhamento político de Ronaldo Caiado (DEM) com Lissauer Vieira e escancara o descontentamento do governador com o posicionamento de Alexandre Baldy que o cobrou publicamente através da imprensa sobre seu posicionamento em favor do deputado Arthur Lira (PP-AL), que concorre com Baleia Rossi (MDB-SP), à presidência da Câmara Federal, em eleição a ser realizada no dia 2 de fevereiro.
Na entrevista ao Jornal O Popular, Baldy disse que Caiado deveria ser claro em relação ao apoio a Lira, que é o nome do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) na disputa, e afirmou que os bolsonaristas iriam cobrar a conta dele nas redes sociais caso não se manifestasse.
O posicionamento azedou a relação entre Caiado e Baldy e causou as duas demissões. Ainda não se sabe qual será o comportamento do Progressistas em relação ao governo de Goiás de agora em diante.
Há comentários nos bastidores de que Baldy pode perder o comando estadual da sigla, já reivindicada pelo governador Ronaldo Caiado e pelo deputado federal Professor Alcides (Progressistas), que não se relaciona bem internamente com o presidente do Progressistas no estado.
As duas demissões aconteceram ao mesmo tempo em que corre o boato de que Baldy faz pressão para indicar o novo secretário de Desenvolvimento Social, pasta atualmente comandada pela ex-senadora Lúcia Vânia.