Médico goiano é especializado na separação de gêmeos siameses
Pela primeira vez um médico goiano vai concorrer ao Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina. O médico e deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM) foi indicado para concorrer ao prêmio pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal e a indicação foi chancelada pelas presidências da Câmara e do Senado.
Zacharias Calil é cirurgião pediátrico e foi indicado por seu trabalho no tratamento de doenças raras, como a separação de gêmeos siameses, síndrome do lobisomem e pelo desenvolvimento de medicamento para tratar hemangiomas em crianças.
Ele se formou pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1981, e atende no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. A indicação marca a história da medicina do Estado por seu pioneirismo e relevância científica.
“Me sinto honrado por concorrer ao Prêmio. Ele é um estímulo para nós médicos, principalmente na atuação no serviço público. Um reconhecimento pela trajetória que não é apenas minha, mas de toda uma equipe que também merece tamanha homenagem”, disse o Dr. Zacharias Calil em suas redes sociais.
Segundo
o médico, as manifestações de apoio chegam de todos os lados. “Tenho recebido
inúmeras manifestações de carinho pela indicação do meu nome ao Prêmio Nobel de
Medicina. É muita honra e gratidão ao me sentir abraçado por tanto
reconhecimento e apoio”.
O governador de
Goiás, Ronaldo Caiado, gravou vídeo no domingo, dia 26, parabenizando o médico.
“Agradeço esta mensagem do governador e a todos que acompanham a minha
trajetória como médico e cirurgião pediátrico. Atuar essencialmente no Sistema
Único de Saúde e salvar tantas vidas é um desafio imenso, mas que dá sentido à
minha história”, disse
Vários brasileiros já foram indicados, entre eles Carlos Chagas e Adolfo Lutz, por exemplo, mas nenhum deles foi agraciado com o Prêmio Nobel de medicina na disputa mais prestigiada e condecorada da ciência, realizada pelo Instituto Karolinska, da Suécia.
O Prêmio é anunciado em outubro e a cerimônia será em dezembro deste ano. “Sou médico e tenho toda a minha vida dedicada à medicina, atendendo no serviço público de saúde e seguindo, de fato, o juramento de Hipócrates ao prometer que ‘ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência’”.
G365